A AUTOESTIMA TEM INFLUÊNCIA DIRETA NAS SITUAÇÕES AFETIVAS, PSICOLÓGICAS E SOCIAIS DA POPULAÇÃO, SENDO TRATADA COMO UM INDÍCIO DE SAÚDE MENTAL NOS INDIVÍDUOS. NESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVALIAR A AUTOESTIMA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA CIDADE DE CRATO - CE. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO TRANSVERSAL, DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO, BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO. PARTICIPARAM DA PESQUISA 29 ALUNOS DE AMBOS OS SEXOS, CONSIDERANDO ONZE DO SEXO FEMININO ENTRE 15 E 18 ANOS E DEZOITO DO SEXO MASCULINO ENTRE 15 E 17 ANOS. FOI UTILIZADA COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA A ESCALA DE AUTOESTIMA DE ROSENBERG – EAR. AS ANÁLISES ESTATÍSTICAS FORAM REALIZADAS PELOS TESTES T DE STUDENT, UTILIZANDO O PROGRAMA MICROSOFT OFFICE EXCEL 2016. A MÉDIA GERAL OBTIDA PELO GRUPO PESQUISADO FOI DE 29,73. EM RELAÇÃO AOS NÍVEIS DE AUTOESTIMA NÃO FORAM ENCONTRADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NA COMPARAÇÃO DO GRUPO FORMADO POR ADOLESCENTES ABAIXO DO PESO OU NORMAIS COM AQUELES DO GRUPO QUE SE ENCONTRAVAM NA FAIXA DE SOBREPESO OU OBESIDADE GRAUS 1,2 E 3. NO TOCANTE À ESCALA DE ROSEMBERG OBSERVOU-SE QUE OS ESCOLARES CLASSIFICADOS NAS DIFERENTES CATEGORIAS DE IMC OBTIVERAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS, EXCETO NA CLASSIFICAÇÃO OBESIDADE GRAU 1 DO SEXO FEMININO.