O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PPDT), ORIGINALMENTE DESENVOLVIDO PELAS AUTORIDADES EDUCACIONAIS PORTUGUESAS FOI ADAPTADO E COLOCADO EM PRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ (SEDUC) NO ANO DE 2011. DESTE ENTÃO, ESSE NOVO MODELO DE GESTÃO DA SALA DE AULA, GERIDO POR UM PROFESSOR NOMEADO COMO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PDT). A PREOCUPAÇÃO BÁSICA DESTE ESTUDO É REFLETIR SOBRE AS MUDANÇAS DE PARADIGMA QUE O PPDT VEM PROVOCANDO NA EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS CEARENSES. ALÉM DISSO DEMOS ENFOQUE NOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA GESTÃO E PELOS PROFESSORES NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO. DESSA FORMA, ESTE ARTIGO ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DO USO DESSE PROJETO NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO, BUSCANDO O FORTALECIMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, BEM COMO O ESTABELECIMENTO DE ALGUMAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE PROFESSOR X ALUNO / ESCOLA X FAMÍLIA. PARA O LEVANTAMENTO DOS DADOS UTILIZOU-SE OS PRECEITOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. APÓS CATEGORIZAR E ANALISAR OS DOCUMENTOS PERTINENTES, OS RESULTADOS SÃO APRESENTADOS EM DUAS SEÇÕES NA QUAL DESTACAMOS O PAPEL DO PDT NO PROJETO E COMO ESTE PODE INFLUENCIAR DE FORMA POSITIVA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS ATENDIDOS PELO PPDT E UMA SEÇÃO VOLTADA AOS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES, POR EXEMPLO, A DISCIPLINA DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA. VERIFICOU-SE QUE O PDT SE CONFIGURA COMO UM LÍDER NA SALA DE AULA E QUE ESTE TEM COMO OBJETIVO ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE OS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR.