PARTINDO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS NAS REDES ELETRÔNICAS (FACEBOOK, YOUTUBE, WHATSAPP) COMO MODO DE CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES E DE SABERES, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISPONIBILIZAR À MAIORIA DAS PESSOAS, QUE TÊM ACESSO A INTERNET, VIDEOAULAS DE QUÍMICA EM FORMATO DE UNIVERSALIDADE DAS INFORMAÇÕES. É NOTÁVEL QUE A DIFUSÃO E PROCURA DOS ESTUDANTES POR VIDEOAULAS VEM AUMENTANDO CADA VEZ MAIS. NESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO CONSISTE NUMA ALTERNATIVA DE CONTRIBUIR COM O APRENDIZADO DE ALUNOS SURDOS, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS PEDAGÓGICAS SOBRE MODELOS ATÔMICOS, DANDO ÊNFASE AO MODELO ATÔMICO DE THOMSON, A PARTIR DA DESCOBERTA DO ELÉTRON ATRAVÉS DOS TUBOS DE CROOKES. ESSA VÍDEO-AULA FAZ PARTE DE UM EXTENSO PROJETO DE PRODUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS, PROMOVIDA POR UMA EQUIPE DE ESTUDANTES, PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE AUDIOVISUAL DO IFPB, CAMPUS JOÃO PESSOA, QUE TRABALHA COM RECURSOS VISUAIS PARA O APRENDIZADO DE ALUNOS SURDOS. A MESMA FOI DISPONIBILIZADA EM UMA PLATAFORMA DE COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOS GRATUÍTOS, YOUTUBE, E MESMO SEM QUALQUER TIPO DE DIVULGAÇÃO, EM MENOS DE TRÊS MESES JÁ TEVE MAIS DE 220 VISUALIZAÇÕES. ISSO COMPROVA A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO DO TRABALHO NO MEIO ACADÊMICO.