O PRESENTE ARTIGO ABORDA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), NO SUBPROJETO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA INTITULADO: SENTIR-FAZER A DOCÊNCIA-DISCÊNCIA NA ESCOLA - O DIÁLOGO E A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. DENTRE OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA REALIZAÇÃO DO PROJETO SUPRACITADO DEPAROU-SE COM O PLANEJAMENTO DOCENTE INTERDISCIPLINAR ENTRE AS REFERIDAS ÁREAS. NESTE TOCANTE NOS PERGUNTAMOS COMO ELE – O PLANEJAMENTO-, PODE CONTRIBUIR PARA APROXIMAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR E NA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES INTERDISCIPLINARES NOS COMPONENTES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUÊS E MATEMÁTICA? TENDO COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA REENCANTAR A EDUCAÇÃO: RUMO À SOCIEDADE APRENDENTE DE HUGO ASSMANN (2007); DIDÁTICA E DOCÊNCIA: APRENDENDO A PROFISSÃO DE ISABEL MARIA SABINO FARIAS ET. AL (2014); MATEMÁTICA, LITERATURA E AULAS DE LUÍS MENEZES (2011) O BRINCAR NA ESCOLA: METODOLOGIA LÚDICO-VIVENCIAL, COLETÂNEA DE JOGOS, BRINQUEDOS E DINÂMICAS DE SANTA MARLI PIRES DOS SANTOS (2010). BUSCA-SE, DESTE MODO, ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA. TEM-SE AQUI UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DESENVOLVIDO A PARTIR DA PESQUISA PARTICIPANTE. AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID/PEDAGOGIA DEMONSTRAM QUE O PLANEJAMENTO DOCENTE DESVELA A LUDICIDADE COM PRINCIPAL ELEMENTO DE PROMOÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA MEDIDA EM QUE AUXILIA OS PROFESSORES NA INTERLOCUÇÃO DOS CONTEÚDOS NOS COMPONENTES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUÊS E MATEMÁTICA.