SÃO PERCEPTÍVEIS OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRINCIPALMENTE PELA DESVALORIZAÇÃO EXISTENTE NO BRASIL, PORTANTO É INDISPENSÁVEL NÃO ABORDAR E REFLETIR O CENÁRIO QUE VIVEM ESSES PROFISSIONAIS. ESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO: ANALISAR AS DIFICULDADES QUE OS PROFESSORES PEDAGOGOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ ENFRENTAM DIANTE DA DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, O TRABALHO CONTA COM APOIO DE AUTORES COMO FREIRE (1996), GOMES ET AL (2013), ENTRE OUTROS. A TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, DE CUNHO QUALITATIVO, E APRESENTA UM ESTUDO DE CASO. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZADOS NA PESQUISA FOI À ENTREVISTA, REALIZADO COM PEDAGOGOS E PEDAGOGAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIALMENTE DENTRO DAS SALAS DE AULA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE APESAR DAS DIFICULDADES, OS SUJEITOS DA PESQUISA NÃO SE DEIXAM DESANIMAR E ACREDITAM QUE SEU OFÍCIO SEJA O PRINCIPAL MEIO DE ADQUIRIR UM FUTURO MELHOR PARA TODOS, PORÉM BUSCAM O RECONHECIMENTO DA SUA PROFISSÃO. PORTANTO, A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL AINDA É UM DOS DESAFIOS MAIS DIFÍCEIS DE SER SUPERADOS PELOS PEDAGOGOS, TRATA DE UMA SÉRIE DE CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS QUE VÊM GERANDO CONFLITOS E DESÂNIMO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. A PARTIR DO MOMENTO QUE OS GOVERNANTES OLHAREM PARA ESSES PROFISSIONAIS E RECONHECEREM A RELEVÂNCIA QUE OS MESMOS TÊM NA SOCIEDADE, HAVERÁ UMA MELHORIA SIGNIFICATIVA EM TODAS AS ADVERSIDADES EXISTENTES PARA ESSA CATEGORIA PROFISSIONAL E TAMBÉM EM TODO O PAÍS, POIS A VERDADEIRA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE TÃO ALMEJADA QUE PODE MUDAR O FUTURO DE MUITOS, PODERÁ SER ALCANÇADA.