Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

ACESSIBILIDADE DOS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE NA PERSPECTIVA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO

Palavra-chaves: ACESSIBILIDADE, EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO - UX, INTERAÇÃO PESSOA COMPUTADOR, E-LEARNING, E-LEARNING Pôster (PO) AT 37: Interdisciplinar
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57419
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 393
    "inscrito_id" => 1578
    "titulo" => "ACESSIBILIDADE DOS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE NA PERSPECTIVA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROPORCIONA ACESSO À EDUCAÇÃO DE FORMA ASSÍNCRONA, SÍNCRONA E LIVRE DE BARREIRAS GEOGRÁFICAS, PERMITINDO QUE UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, QUE DE OUTRA FORMA NÃO PODERIAM ESTUDAR, DEEM CONTINUIDADE À SUA VIDA ACADÊMICA. O ACESSO, NO ENTANTO, DEVE SER OFERECIDO A TODAS AS PESSOAS DE FORMA IGUALITÁRIA - TENDO ELAS NECESSIDADES ESPECIAIS OU NÃO- E NÃO LIMITADO AO NÍVEL INSTRUMENTAL, PROPORCIONANDO UM MODELO DE QUALIDADE DINÂMICO QUE ATENDA AS NECESSIDADES DO ALUNO USUÁRIO. AS PLATAFORMAS DE E-LEARNING TÊM O POTENCIAL PARA MELHORAR A QUALIDADE DO APRENDIZADO E AUMENTAR O ACESSO À EDUCAÇÃO DESDE QUE ESTEJAM ATENTAS ÀS NECESSIDADES DOS DIVERSOS TIPOS DE USUÁRIOS. PERCEBER A POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR INVESTIGANDO A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO CEGO NA SUA INTERAÇÃO COM CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE FOI UM DOS MOTIVOS QUE MOTIVOU ESTA PESQUISA. ESTE PROJETO PRETENDE PESQUISAR O PERFIL DE ACESSIBILIDADE DOS CONTEÚDOS DOS SITES EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA – E-LEARNING - DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NA PERSPECTIVA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO AO INTERAGIR COM OS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE. PRETENDEMOS IDENTIFICAR SE EXISTEM E, EM CASO POSITIVO, QUAIS AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELO ALUNO CEGO NA SUA INTERAÇÃO E PROPOR CAMINHOS PARA PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA E DE QUALIDADE. USAREMOS PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS QUESTIONÁRIOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS ONLINE.  ESPERAMOS EFETUAR UMA AVALIAÇÃO UX GLOBAL DE FORMA A APRESENTAR UMA PERSPECTIVA, A MAIS COMPLETA QUE NOS SEJA POSSÍVEL DENTRO DESSE UNIVERSO, SOBRE A REAL EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO AO INTERAGIR COM OS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS - E-LEARNING - NAS UNIVERSIDADES AVALIADAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 37: Interdisciplinar"
    "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO - UX, INTERAÇÃO PESSOA COMPUTADOR, E-LEARNING, E-LEARNING"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA148_ID1578_08082019084808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISOLDA VERONESE MONIZ VIANNA LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "ISOLDA LISBOA"
    "autor_email" => "ilisboa1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ABERTA E UNIVERSIDADE TRÁS OS MONTES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57419
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 393
    "inscrito_id" => 1578
    "titulo" => "ACESSIBILIDADE DOS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE NA PERSPECTIVA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROPORCIONA ACESSO À EDUCAÇÃO DE FORMA ASSÍNCRONA, SÍNCRONA E LIVRE DE BARREIRAS GEOGRÁFICAS, PERMITINDO QUE UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, QUE DE OUTRA FORMA NÃO PODERIAM ESTUDAR, DEEM CONTINUIDADE À SUA VIDA ACADÊMICA. O ACESSO, NO ENTANTO, DEVE SER OFERECIDO A TODAS AS PESSOAS DE FORMA IGUALITÁRIA - TENDO ELAS NECESSIDADES ESPECIAIS OU NÃO- E NÃO LIMITADO AO NÍVEL INSTRUMENTAL, PROPORCIONANDO UM MODELO DE QUALIDADE DINÂMICO QUE ATENDA AS NECESSIDADES DO ALUNO USUÁRIO. AS PLATAFORMAS DE E-LEARNING TÊM O POTENCIAL PARA MELHORAR A QUALIDADE DO APRENDIZADO E AUMENTAR O ACESSO À EDUCAÇÃO DESDE QUE ESTEJAM ATENTAS ÀS NECESSIDADES DOS DIVERSOS TIPOS DE USUÁRIOS. PERCEBER A POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR INVESTIGANDO A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO CEGO NA SUA INTERAÇÃO COM CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE FOI UM DOS MOTIVOS QUE MOTIVOU ESTA PESQUISA. ESTE PROJETO PRETENDE PESQUISAR O PERFIL DE ACESSIBILIDADE DOS CONTEÚDOS DOS SITES EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA – E-LEARNING - DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NA PERSPECTIVA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO AO INTERAGIR COM OS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE. PRETENDEMOS IDENTIFICAR SE EXISTEM E, EM CASO POSITIVO, QUAIS AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELO ALUNO CEGO NA SUA INTERAÇÃO E PROPOR CAMINHOS PARA PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA E DE QUALIDADE. USAREMOS PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS QUESTIONÁRIOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS ONLINE.  ESPERAMOS EFETUAR UMA AVALIAÇÃO UX GLOBAL DE FORMA A APRESENTAR UMA PERSPECTIVA, A MAIS COMPLETA QUE NOS SEJA POSSÍVEL DENTRO DESSE UNIVERSO, SOBRE A REAL EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO AO INTERAGIR COM OS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS - E-LEARNING - NAS UNIVERSIDADES AVALIADAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 37: Interdisciplinar"
    "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO - UX, INTERAÇÃO PESSOA COMPUTADOR, E-LEARNING, E-LEARNING"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA148_ID1578_08082019084808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISOLDA VERONESE MONIZ VIANNA LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "ISOLDA LISBOA"
    "autor_email" => "ilisboa1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ABERTA E UNIVERSIDADE TRÁS OS MONTES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROPORCIONA ACESSO À EDUCAÇÃO DE FORMA ASSÍNCRONA, SÍNCRONA E LIVRE DE BARREIRAS GEOGRÁFICAS, PERMITINDO QUE UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, QUE DE OUTRA FORMA NÃO PODERIAM ESTUDAR, DEEM CONTINUIDADE À SUA VIDA ACADÊMICA. O ACESSO, NO ENTANTO, DEVE SER OFERECIDO A TODAS AS PESSOAS DE FORMA IGUALITÁRIA - TENDO ELAS NECESSIDADES ESPECIAIS OU NÃO- E NÃO LIMITADO AO NÍVEL INSTRUMENTAL, PROPORCIONANDO UM MODELO DE QUALIDADE DINÂMICO QUE ATENDA AS NECESSIDADES DO ALUNO USUÁRIO. AS PLATAFORMAS DE E-LEARNING TÊM O POTENCIAL PARA MELHORAR A QUALIDADE DO APRENDIZADO E AUMENTAR O ACESSO À EDUCAÇÃO DESDE QUE ESTEJAM ATENTAS ÀS NECESSIDADES DOS DIVERSOS TIPOS DE USUÁRIOS. PERCEBER A POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR INVESTIGANDO A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO CEGO NA SUA INTERAÇÃO COM CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE FOI UM DOS MOTIVOS QUE MOTIVOU ESTA PESQUISA. ESTE PROJETO PRETENDE PESQUISAR O PERFIL DE ACESSIBILIDADE DOS CONTEÚDOS DOS SITES EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA – E-LEARNING - DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NA PERSPECTIVA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO AO INTERAGIR COM OS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS ONLINE. PRETENDEMOS IDENTIFICAR SE EXISTEM E, EM CASO POSITIVO, QUAIS AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELO ALUNO CEGO NA SUA INTERAÇÃO E PROPOR CAMINHOS PARA PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA E DE QUALIDADE. USAREMOS PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS QUESTIONÁRIOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS ONLINE. ESPERAMOS EFETUAR UMA AVALIAÇÃO UX GLOBAL DE FORMA A APRESENTAR UMA PERSPECTIVA, A MAIS COMPLETA QUE NOS SEJA POSSÍVEL DENTRO DESSE UNIVERSO, SOBRE A REAL EXPERIÊNCIA DO ALUNO CEGO AO INTERAGIR COM OS CONTEÚDOS EDUCACIONAIS - E-LEARNING - NAS UNIVERSIDADES AVALIADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.