INTRODUÇÃO: A MONITORIA ACADÊMICA NO BRASIL É REGIDA PELA LEI FEDERAL 5540/1968, RESPALDANDO E POSSIBILITANDO QUE OS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DESEMPENHEM FUNÇÕES DE MODERADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OBJETIVO: DESCREVER A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA VIVENCIADA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE BUSCA RELATAR A ACERCA DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE MONITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ NO COMPONENTE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA. A ATIVIDADE DE MONITORIA ACADÊMICA FOI REALIZADA NO PERÍODO DE FEVEREIRO A JUNHO DE 2019 NA TURMA DO SÉTIMO PERÍODO DO CURSO DE ENFERMAGEM. OS ENCONTROS ACONTECIAM NAS SALAS DE AULAS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO E ERAM PREVIAMENTE AGENDADAS COM A PROFESSORA ORIENTADORA E DISCENTES. RESULTADO: INICIALMENTE ELABOROU-SE UM CRONOGRAMA JUNTAMENTE COM A ORIENTADORA, CONTENDO AS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DURANTE O SEMESTRE. A EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ATRAVÉS DA MONITORIA ACADÊMICA TROUXE GRANDE APRENDIZADO A VIVÊNCIA A TRAJETÓRIA DA GRADUAÇÃO. A DISCIPLINA SUPRACITADA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA TODOS OS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE, POIS PROPORCIONA UMA MELHOR COMPREENSÃO ACERCA DA SAÚDE PÚBLICA, SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E SUAS DIVERSAS POLÍTICAS PÚBLICAS CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE A MONITORIA DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA OPORTUNIZOU UMA VIVÊNCIA ENRIQUECEDORA AO ALUNO MONITOR, COMO TAMBÉM AOS ESTUDANTES, POIS ESTES COMO FUTUROS ENFERMEIROS NECESSITAM ESTAR ENVOLVIDOS EM ATIVIDADES QUE PROPICIEM A PROMOÇÃO DE SAÚDE.