O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DAS DIVERSAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM
EDUCAÇÃO INFANTIL, NO QUAL FOI POSSÍVEL REFLETIR SOBRE AS ESTRUTURAS EDUCACIONAIS VIGENTES QUE ESTÃO
CONSTANTEMENTE EM CONTRAMÃO AS LUTAS POR UMA EDUCAÇÃO PROGRESSISTA, PROPORCIONANDO UMA DISCUSSÃO
ATRAVÉS DE CAMINHOS QUE CHAMAM A SUBVERTER TAIS PADRÕES SOCIAIS E EDUCACIONAIS VOLTADOS A
HEGEMONIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DAS PRÁTICAS
ATRELADAS AS REFLEXÕES PARA O/A EDUCADOR/A EM FORMAÇÃO, ALÉM DE PROBLEMATIZAR OS MODELOS DE
EDUCAÇÃO HEGEMÔNICOS E TRADICIONAIS, BEM COMO O RISCO DE PRÁTICAS CONSERVADORAS QUE VIOLAM OS
DIREITOS DAS CRIANÇAS, TRAZENDO OLHARES QUE POSSIBILITAM PENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS,
VERTICALIZANDO AINDA UMA DISCUSSÃO EM TORNO DAS INFÂNCIAS E O RESPEITO A ESSAS INFÂNCIAS. A PROPOSTA
METODOLÓGICA PRESENTE NESTE TRABALHO SE APOIA NO RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DE ESTÁGIO, COM UMA
ABORDAGEM QUALITATIVA, IMBRICADA A DISCUSSÕES A PARTIR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS QUE DISCUTE DENTRE
OUTRAS COISAS, A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS ESTRUTURAS HEGEMÔNICAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA. NESSA PROPOSTA, PARA A FOMENTAÇÃO DESSA DISCUSSÃO UTILIZOU-SE DOS ESTUDOS DE KRAMER
(2000), SAVIANI (2008), GALLINA (2016), ALVES (2011), DENTRE OUTROS/AS AUTORES/AS QUE FORAM RELEVANTES
PARA A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO, BEM COMO O REFERENCIAL EM LEIS EDUCACIONAIS, AS LEIS DE DIRETRIZES E
BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) PUBLICADA 1996. ASSIM, CONCLUI-SE NESSE ESTUDO A IMPORTÂNCIA DE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SUBVERTAM MESMO QUE PAULATINAMENTE UM SISTEMA ARBITRÁRIO REFLETIDO NA
EDUCAÇÃO, ISTO É, PENSAR UMA EDUCAÇÃO HOMOGÊNEA, PROGRESSISTA, UMA EDUCAÇÃO POPULAR. É NECESSÁRIO
ESTENDER AS PERVERSAS ESTRUTURAS QUE ESTÃO ARRAIGADAS A SOCIEDADE E COLOCAR ESSE CONTEXTO EM DEBATE,
AFIM DE MOVIMENTAR A EDUCAÇÃO, PROPORCIONAR MUDANÇAS EM NOME DE UMA EDUCAÇÃO EM RESPEITO A
PLURALIDADE.