Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS INFÂNCIAS E A NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA Comunicação Oral (CO) AT 33: Educação
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57898
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 615
    "inscrito_id" => 1625
    "titulo" => """
      RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM\r\n
      EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS INFÂNCIAS E A\r\n
      NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DAS DIVERSAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM\r\n
      EDUCAÇÃO INFANTIL, NO QUAL FOI POSSÍVEL REFLETIR SOBRE AS ESTRUTURAS EDUCACIONAIS VIGENTES QUE ESTÃO\r\n
      CONSTANTEMENTE EM CONTRAMÃO AS LUTAS POR UMA EDUCAÇÃO PROGRESSISTA, PROPORCIONANDO UMA DISCUSSÃO\r\n
      ATRAVÉS DE CAMINHOS QUE CHAMAM A SUBVERTER TAIS PADRÕES SOCIAIS E EDUCACIONAIS VOLTADOS A\r\n
      HEGEMONIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DAS PRÁTICAS\r\n
      ATRELADAS AS REFLEXÕES PARA O/A EDUCADOR/A EM FORMAÇÃO, ALÉM DE PROBLEMATIZAR OS MODELOS DE\r\n
      EDUCAÇÃO HEGEMÔNICOS E TRADICIONAIS, BEM COMO O RISCO DE PRÁTICAS CONSERVADORAS QUE VIOLAM OS\r\n
      DIREITOS DAS CRIANÇAS, TRAZENDO OLHARES QUE POSSIBILITAM PENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS,\r\n
      VERTICALIZANDO AINDA UMA DISCUSSÃO EM TORNO DAS INFÂNCIAS E O RESPEITO A ESSAS INFÂNCIAS. A PROPOSTA\r\n
      METODOLÓGICA PRESENTE NESTE TRABALHO SE APOIA NO RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DE ESTÁGIO, COM UMA\r\n
      ABORDAGEM QUALITATIVA, IMBRICADA A DISCUSSÕES A PARTIR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS QUE DISCUTE DENTRE\r\n
      OUTRAS COISAS, A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS ESTRUTURAS HEGEMÔNICAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO\r\n
      BRASILEIRA. NESSA PROPOSTA, PARA A FOMENTAÇÃO DESSA DISCUSSÃO UTILIZOU-SE DOS ESTUDOS DE KRAMER\r\n
      (2000), SAVIANI (2008), GALLINA (2016), ALVES (2011), DENTRE OUTROS/AS AUTORES/AS QUE FORAM RELEVANTES\r\n
      PARA A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO, BEM COMO O REFERENCIAL EM LEIS EDUCACIONAIS, AS LEIS DE DIRETRIZES E\r\n
      BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) PUBLICADA 1996. ASSIM, CONCLUI-SE NESSE ESTUDO A IMPORTÂNCIA DE\r\n
      PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SUBVERTAM MESMO QUE PAULATINAMENTE UM SISTEMA ARBITRÁRIO REFLETIDO NA\r\n
      EDUCAÇÃO, ISTO É, PENSAR UMA EDUCAÇÃO HOMOGÊNEA, PROGRESSISTA, UMA EDUCAÇÃO POPULAR. É NECESSÁRIO\r\n
      ESTENDER AS PERVERSAS ESTRUTURAS QUE ESTÃO ARRAIGADAS A SOCIEDADE E COLOCAR ESSE CONTEXTO EM DEBATE,\r\n
      AFIM DE MOVIMENTAR A EDUCAÇÃO, PROPORCIONAR MUDANÇAS EM NOME DE UMA EDUCAÇÃO EM RESPEITO A\r\n
      PLURALIDADE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1625_23082019180726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISMAEL ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISMAEL ALVES"
    "autor_email" => "ysmaelsilva1176@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57898
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 615
    "inscrito_id" => 1625
    "titulo" => """
      RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM\r\n
      EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS INFÂNCIAS E A\r\n
      NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DAS DIVERSAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM\r\n
      EDUCAÇÃO INFANTIL, NO QUAL FOI POSSÍVEL REFLETIR SOBRE AS ESTRUTURAS EDUCACIONAIS VIGENTES QUE ESTÃO\r\n
      CONSTANTEMENTE EM CONTRAMÃO AS LUTAS POR UMA EDUCAÇÃO PROGRESSISTA, PROPORCIONANDO UMA DISCUSSÃO\r\n
      ATRAVÉS DE CAMINHOS QUE CHAMAM A SUBVERTER TAIS PADRÕES SOCIAIS E EDUCACIONAIS VOLTADOS A\r\n
      HEGEMONIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DAS PRÁTICAS\r\n
      ATRELADAS AS REFLEXÕES PARA O/A EDUCADOR/A EM FORMAÇÃO, ALÉM DE PROBLEMATIZAR OS MODELOS DE\r\n
      EDUCAÇÃO HEGEMÔNICOS E TRADICIONAIS, BEM COMO O RISCO DE PRÁTICAS CONSERVADORAS QUE VIOLAM OS\r\n
      DIREITOS DAS CRIANÇAS, TRAZENDO OLHARES QUE POSSIBILITAM PENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS,\r\n
      VERTICALIZANDO AINDA UMA DISCUSSÃO EM TORNO DAS INFÂNCIAS E O RESPEITO A ESSAS INFÂNCIAS. A PROPOSTA\r\n
      METODOLÓGICA PRESENTE NESTE TRABALHO SE APOIA NO RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DE ESTÁGIO, COM UMA\r\n
      ABORDAGEM QUALITATIVA, IMBRICADA A DISCUSSÕES A PARTIR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS QUE DISCUTE DENTRE\r\n
      OUTRAS COISAS, A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS ESTRUTURAS HEGEMÔNICAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO\r\n
      BRASILEIRA. NESSA PROPOSTA, PARA A FOMENTAÇÃO DESSA DISCUSSÃO UTILIZOU-SE DOS ESTUDOS DE KRAMER\r\n
      (2000), SAVIANI (2008), GALLINA (2016), ALVES (2011), DENTRE OUTROS/AS AUTORES/AS QUE FORAM RELEVANTES\r\n
      PARA A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO, BEM COMO O REFERENCIAL EM LEIS EDUCACIONAIS, AS LEIS DE DIRETRIZES E\r\n
      BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) PUBLICADA 1996. ASSIM, CONCLUI-SE NESSE ESTUDO A IMPORTÂNCIA DE\r\n
      PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SUBVERTAM MESMO QUE PAULATINAMENTE UM SISTEMA ARBITRÁRIO REFLETIDO NA\r\n
      EDUCAÇÃO, ISTO É, PENSAR UMA EDUCAÇÃO HOMOGÊNEA, PROGRESSISTA, UMA EDUCAÇÃO POPULAR. É NECESSÁRIO\r\n
      ESTENDER AS PERVERSAS ESTRUTURAS QUE ESTÃO ARRAIGADAS A SOCIEDADE E COLOCAR ESSE CONTEXTO EM DEBATE,\r\n
      AFIM DE MOVIMENTAR A EDUCAÇÃO, PROPORCIONAR MUDANÇAS EM NOME DE UMA EDUCAÇÃO EM RESPEITO A\r\n
      PLURALIDADE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1625_23082019180726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISMAEL ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISMAEL ALVES"
    "autor_email" => "ysmaelsilva1176@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DAS DIVERSAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, NO QUAL FOI POSSÍVEL REFLETIR SOBRE AS ESTRUTURAS EDUCACIONAIS VIGENTES QUE ESTÃO CONSTANTEMENTE EM CONTRAMÃO AS LUTAS POR UMA EDUCAÇÃO PROGRESSISTA, PROPORCIONANDO UMA DISCUSSÃO ATRAVÉS DE CAMINHOS QUE CHAMAM A SUBVERTER TAIS PADRÕES SOCIAIS E EDUCACIONAIS VOLTADOS A HEGEMONIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DAS PRÁTICAS ATRELADAS AS REFLEXÕES PARA O/A EDUCADOR/A EM FORMAÇÃO, ALÉM DE PROBLEMATIZAR OS MODELOS DE EDUCAÇÃO HEGEMÔNICOS E TRADICIONAIS, BEM COMO O RISCO DE PRÁTICAS CONSERVADORAS QUE VIOLAM OS DIREITOS DAS CRIANÇAS, TRAZENDO OLHARES QUE POSSIBILITAM PENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS, VERTICALIZANDO AINDA UMA DISCUSSÃO EM TORNO DAS INFÂNCIAS E O RESPEITO A ESSAS INFÂNCIAS. A PROPOSTA METODOLÓGICA PRESENTE NESTE TRABALHO SE APOIA NO RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DE ESTÁGIO, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, IMBRICADA A DISCUSSÕES A PARTIR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS QUE DISCUTE DENTRE OUTRAS COISAS, A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS ESTRUTURAS HEGEMÔNICAS PRESENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. NESSA PROPOSTA, PARA A FOMENTAÇÃO DESSA DISCUSSÃO UTILIZOU-SE DOS ESTUDOS DE KRAMER (2000), SAVIANI (2008), GALLINA (2016), ALVES (2011), DENTRE OUTROS/AS AUTORES/AS QUE FORAM RELEVANTES PARA A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO, BEM COMO O REFERENCIAL EM LEIS EDUCACIONAIS, AS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) PUBLICADA 1996. ASSIM, CONCLUI-SE NESSE ESTUDO A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE SUBVERTAM MESMO QUE PAULATINAMENTE UM SISTEMA ARBITRÁRIO REFLETIDO NA EDUCAÇÃO, ISTO É, PENSAR UMA EDUCAÇÃO HOMOGÊNEA, PROGRESSISTA, UMA EDUCAÇÃO POPULAR. É NECESSÁRIO ESTENDER AS PERVERSAS ESTRUTURAS QUE ESTÃO ARRAIGADAS A SOCIEDADE E COLOCAR ESSE CONTEXTO EM DEBATE, AFIM DE MOVIMENTAR A EDUCAÇÃO, PROPORCIONAR MUDANÇAS EM NOME DE UMA EDUCAÇÃO EM RESPEITO A PLURALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.