O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO MOSTRAR AOS JOVENS O IMPACTO QUE É CAUSADO NO MEIO AMBIENTE DEVIDO AO USO EXAGERADO DO CONSUMISMO E AO MAU DESCARTE DOS DEJETOS GERADOS PELO MESMO. FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE SOBRAL, CEARÁ, A ABORDAGEM OCORREU POR MEIO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS FAVORECENDO O CONCEITO DE TORNAR O ALUNO PROTAGONISTA DO SABER. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É VISTA HOJE COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA EM DIVERSOS ESPAÇOS, SENDO ELES FORMAIS OU NÃO, DEVIDO A SUA TRANSVERSALIDADE A MESMA PODE SER TRABALHADA DE FORMA REFLEXIVA, POIS PARTE DO PRESSUPOSTO QUE POR INTERMÉDIO DE UMA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA LEVARÁ A UMA MAIOR CONSERVAÇÃO DO MEIO. ESTUDOS MOSTRAM QUE A APRENDIZAGEM POR MEIO DE PRÁTICAS LEVAM OS ALUNOS A SE COLOCAREM COMO AGENTES PRINCIPAIS DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE E FARÁ COM QUE PENSAMENTOS E ATITUDES MAIS CRÍTICAS SEJAM GERADOS E COM ISSO CRIANDO UMA POSTURA MAIS CONSCIENTE SOBRE NOVAS FORMAS DE CONSUMO E DESCARTE. ALÉM DE ESTIMULAR UM PENSAMENTO MAIS CRÍTICO A APRESENTAÇÃO COMPLEMENTADA POR UM JOGO PERMITE QUE OS ALUNOS SOCIALIZEM, PERMITINDO TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DO TRABALHO EM GRUPO ALÉM DA DIVERSÃO OCASIONADA PELO MESMO FAVORECENDO TAMBÉM SUA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO. OS RESULTADOS SUGEREM QUE OS ALUNOS AINDA QUE CONHEÇAM E ENTENDAM A PROBLEMÁTICA NÃO APRESENTAM MUITO INTERESSE EM PRESERVAR, MAS AO FINAL FOI OBSERVADO QUE OS MESMOS FORAM ESTIMULADOS A UM NOVO PENSAMENTO E FORMA DE AGIR.