O PRESENTE RESUMO É UM RECORTE DO TRABALHO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO VINCULADO AO CAMPUS PATOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. O QUESTIONAMENTO QUE NORTEIA A EXECUÇÃO DO TRABALHO É: COMO AS NARRATIVAS COMPARTILHADAS DURANTE A INFÂNCIA CONTRIBUEM PARA REPRODUZIR OU RECONFIGURAR VALORES DISSEMINADOS NA SOCIEDADE. O OBJETIVO PRINCIPAL É POSSIBILITAR AOS ESTUDANTES DA EMEIF JOSÉ INÁCIO DE MORAIS UMA VIVÊNCIA COM NARRATIVAS QUE CONTEMPLEM PERFIS FEMININOS EM POSIÇÃO DE PROTAGONISMO, SUPERANDO A VISÃO DA REPRESENTAÇÃO FEMININA SEMPRE ALIADA A UMA IDEIA DE FRAGILIDADE E SUBMISSÃO. PARA TANTO, FORAM SELECIONADOS OS DOIS VOLUMES DOS LIVROS HISTÓRIAS DE NINAR PARA GAROTAS REBELDES, AMBOS COM APRESENTAÇÃO DE MULHERES OCUPANDO ESPAÇOS DE DESTAQUE E LIDERANÇA EM DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO (CIÊNCIA, ESPORTE, POLÍTICA, ARTE, ENTRE OUTROS), ENTENDENDO ESTA APRESENTAÇÃO COMO UM ELEMENTO IMPORTANTE PARA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE. FORAM ESCOLHIDOS, A TÍTULO DE AMOSTRAGEM, CINCO PERFIS DE MULHERES QUE TIVERAM GRANDE INFLUÊNCIA E SERVIRAM DE INSPIRAÇÃO PELA GARRA E FORÇA DE VONTADE DE LUTAR CONTRA TODAS AS DESIGUALDADES E AS DIVERSAS FORMAS DE OPRESSÃO DE UMA SOCIEDADE MACHISTA.