NO QUE CONCERNE O CONTEXTO ATUAL, É VÁLIDO AFIRMAR QUE O ENSINO DE QUALQUER QUE SEJA A DISCIPLINA ESCOLAR É PROVIDO DE DIFICULDADES E DESAFIOS QUE ESTÃO PRINCIPALMENTE ASSOCIADOS À APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ESTUDANTES, QUE POR SUA VEZ PODE ESTÁ LIGADA A NECESSIDADE DE ELEMENTOS COMO MATERIAIS E RECURSOS PEDAGÓGICOS E, SOBRETUDO, DA UTILIZAÇÃO DE CAMINHOS QUE POSSIBILITEM AOS ESTUDANTES A OBTENÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS ACERCA DO MUNDO EM QUE VIVEM. ASSIM, DESTACA-SE NO PRESENTE TRABALHO AS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E DE BIOLOGIA, E OS CAMINHOS INERENTES ÀS SUAS APLICAÇÕES SEJA DENTRO OU FORA DE AULA.FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO BASEADO NA BUSCA, ESCOLHAS E LEITURA DE ARTIGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICA VOLTADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA E DE BIOLOGIA, ASSIM COMO AS DIFICULDADES QUE ESTE ENSINO APRESENTA, PARA AMBAS AS DISCIPLINAS. É VÁLIDO RESSALTAR QUE DESDE HÁ UM TEMPO SIGNIFICATIVO QUE AS DIFICULDADES NA BUSCA POR MEIOS QUE VISEM FAZER COM QUE OS ESTUDANTES SE INTERESSEM PELAS AULAS, SOBRETUDO DE GEOGRAFIA, SE APRESENTAM DE FORMA CADA VEZ MAIS INTENSA, SEJA POR QUESTÕES FINANCEIRAS OU POR OUTROS FATORES. ASSIM COMO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NO ENSINO DE BIOLOGIA TAMBÉM HÁ DIVERSOS DESAFIOS QUE CONFORME OS ANOS VÃO SE PASSANDO, ESTES VÃO SE TORNANDO CADA VEZ MAIS CRESCENTES. LOGO, CONSIDERANDO ESTE ASPECTO, É COMUM OS PROFESSORES DESTA ÁREA RELATAREM QUE UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO ENSINO DE BIOLOGIA, É JUSTAMENTE A FALTA DE RECURSOS PARA DAR SUPORTE E AUXILIAR NA EXPLANAÇÃO DOS CONTEÚDOS.