ATUALMENTE, SÃO INCONTÁVEIS AS PROBLEMÁTICAS LEVANTADAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO COMO UM TODO. EM OUTRAS PALAVRAS, PODE-SE AFIRMAR QUE OS DESAFIOS E DIFICULDADES NA QUESTÃO DA EDUCAÇÃO, ESPECIFICAMENTE NO BRASIL, SÃO CADA VEZ MAIS ENCONTRADOS E TENDO QUE SER ENFRENTADOS DE MANEIRA ININTERRUPTA PELA COMUNIDADE QUE ESTÁ INSERIDA DIRETAMENTE NESSE CENÁRIO. NO QUE TANGE A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO, PRIMORDIALMENTE QUE ESTA DISCIPLINA DE ESTÁ SIGNIFICATIVAMENTE, SENÃO LARGAMENTE RELACIONADA A QUESTÃO AMBIENTAL. ATUALMENTE, A BUSCA POR MELHORIAS NOS MÉTODOS DE ENSINO DA GEOGRAFIA SÃO OBJETO DE ESTUDO DE DIVERSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS GEOGRÁFICAS, UMA VEZ QUE, MUITOS PROFESSORES TÊM DIFICULDADES EM ENSINAR OU MOTIVAR SEUS ALUNOS, E AS AULAS DE GEOGRAFIA ACABA SE TORNANDO CHATAS E DESINTERESSANTES LEVANDO A UMA TRANSFORMAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR GEOGRÁFICO. NO QUE CONCERNE A PROBLEMÁTICA DESTE TRABALHO, FOI REALIZADO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA VOLTADA À TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA FÍSICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, ASSIM COMO A RELAÇÃO DESTA COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SOBRETUDO NO ÂMBITO ESCOLAR. NO QUE TANGE A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO, PRIMORDIALMENTE A SUA LARGA RELAÇÃO COM A QUESTÃO AMBIENTAL. NÃO OBSTANTE, A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA RELACIONA O UNIVERSO, SOCIEDADE E NATUREZA DE MODO INTERLIGADO, FAZENDO COM QUE O ESTUDANTE VENHA COMPREENDER A RELAÇÃO SIGNIFICATIVA QUE HÁ ENTRE ELES E O CONDICIONAMENTO QUE UM EXERCE SOBRE O OUTRO.