A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DESDE A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), COMEÇOU A SER DISCUTIDA MUNDIALMENTE. AS ESCOLAS PRECISARAM ADEQUAR-SE ESTRUTURALMENTE E CURRICULARMENTE PARA RECEBER AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. NO BRASIL, A PARTIR DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO, LEI N° 13.146 (BRASIL, 2015), TORNOU-SE OBRIGATÓRIA AS ESCOLAS REGULARES RECEBEREM ESTES ALUNOS E OS INCLUÍREM DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. ESTE ARTIGO OBJETIVOU ANALISAR O TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA INCLUSÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. FOI REALIZADA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E APLICADO UM QUESTIONÁRIO ONLINE, ATRAVÉS DO GOOGLE FORMULÁRIOS, PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DOS NÍVEIS PÚBLICOS E PRIVADOS DE ENSINO. FORAM OBTIDAS 45 RESPOSTAS QUE PERMITIRAM CONCLUIR QUE O CENÁRIO DA INCLUSÃO ESCOLAR ESTÁ LONGE DE SER O IDEAL PREVISTO PELA TEORIA E PELAS LEIS. A MAIORIA DOS RESPONDENTES AFIRMARAM QUE NECESSITAM DE AUXÍLIO PARA REALIZAR A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DENTRO DA SALA DE AULA, ASSIM COMO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E MAIOR CAPACITAÇÃO.