O PRESENTE ARTIGO SE DEU A PARTIR DA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO E AFETIVIDADE”, QUE ESTÁ PRESENTE NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA). O MESMO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DE NOSSOS ESTUDOS NESSA DISCIPLINA, DEMONSTRANDO NOSSA CONCEPÇÃO A PARTIR DA FALA DE ESTUDIOSOS E DAS AULAS, ABORDANDO COMO SE DÁ A AFETIVIDADE NOS SERES HUMANOS E COMO A MESMA ESTÁ INSERIDA E PODE SER UMA PODEROSA FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NA FORMAÇÃO HUMANA, EMANCIPADORA E AMOROSA. NESSE TRABALHO MOSTRAREMOS COMO OS ASSUNTOS QUE ENVOLVEM A AFETIVIDADE PODEM CONTRIBUIR DE FORMA POSITIVA NA EDUCAÇÃO E NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO, ONDE O EDUCADOR AFETA OS EDUCANDO, ISTO É, HÁ UMA TROCA RECIPROCA E NECESSÁRIA DE AFETOS. A PARTIR DESSE ESTUDO FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR OS BENEFÍCIOS PARA A EDUCAÇÃO, QUANDO O DOCENTE TRABALHA DE FORMA HUMANISTA, ENVOLVENDO EM SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO A AFETIVIDADE, POR FIM OBSERVAMOS COMO A AFETIVIDADE PODE MINIMIZAR AS BARBÁRIES NOS DIAS ATUAIS.