ESTE TRABALHO RESULTA DE INTERVENÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS VINCULADAS ÀS AÇÕES DO II ATELIÊ DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PROPOSTO PELO SUBPROJETO “EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: DIVERSAS LINGUAGENS, FORMAÇÃO DOCENTE E GEOGRAFIA ESCOLAR”, DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DE GEOGRAFIA, DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS XI SERRINHA-BA, REALIZADAS COM ALUNOS DO 3º ANO C, DO ENSINO MÉDIO, DO TURNO VESPERTINO, DO COLÉGIO ESTADUAL DE BIRITINGA, LOCALIZADO NO TERRITÓRIO DO SISAL, NO MUNICÍPIO DE BIRITINGA, CUJO OBJETIVO FOI UTILIZAR A LINGUAGEM DO CINEMA COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA EXPLORAR CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS REFERENTES À TEMÁTICA DA GUERRA FRIA QUE COMPÕE O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É SOCIALIZAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS DO PIBID NA ESCOLA PARCEIRA. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO A PARTIR DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA ATIVA, ANCORADA NA LINGUAGEM DO CINEMA COMO DISPOSITIVO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA. AO FINAL DAS AÇÕES REALIZADAS, OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE OS CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR PODEM SER EXPLORADOS ATRAVÉS DAS DIVERSAS LINGUAGENS, SOBRETUDO A PARTIR DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA PORQUE MOBILIZOU OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS E SIGNIFICATIVAS.