O PRESENTE ESTUDO VISA RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM UMA AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E EM SOCIEDADE (ACCS). A PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ, SUSTENTADA PELA TROCA DE SABERES INSERINDO NÃO SÓ AS DEMANDAS, MAS A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NASCE PARALELA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, REFORMA UNIVERSITÁRIA DE 1968 E A CRIAÇÃO DO FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS - HOJE “FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIORES PÚBLICAS BRASILEIRAS”. COM ESSE MARCO HISTÓRICO E POLÍTICO HÁ UMA NOVA MODELAGEM NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM MARCADA PELO TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO. AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELAS GRADUANDAS POR INTERMÉDIO ACCS GUIARAM ESSA PROPOSTA AO TECER UM CONHECIMENTO PLURAL E HORIZONTAL EM ATIVIDADES QUE INTEGRARAM A TEORIA E PRÁTICA NO DIÁLOGO COM A REALIDADE.