O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS FAVORECE A INCLUSÃO E INSTIGA OS ALUNOS A REALIZAREM ATIVIDADES COM MAIS ENTUSIASMO DEVIDO AO DINAMISMO QUE ESSES RECURSOS POSSUEM. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO A SONDAGEM DA VIABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS POR MEIO DO USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS VOLTADOS ÀS PRÁTICAS DE ANÁLISE NO LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. COMO RECURSOS FORAM EXPLORADOS ALGUNS QUESTIONAMENTOS DIRECIONADOS AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO ESTADO DA PARAÍBA COM O INTUITO DE EMBASAR A CONSTRUÇÃO DE UM SIMULADOR DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO A PARTIR DAS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NO UNITY. O ESTUDO SE BASEIA NO CONHECIMENTO DAS FORMAS DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DAS POSSÍVEIS GERAÇÕES QUE ENTRARÃO EM CONTATO COM ESTE RECURSO. AS ATIVIDADES LÚDICAS, COMO JOGOS EDUCATIVOS PEDAGÓGICOS COMPUTACIONAIS, POSSIBILITAM DIVERSAS E DIFERENTES MANEIRAS DE REALIZAÇÃO E MEDIAÇÃO, SENDO SELECIONADAS DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA, CONSIDERANDO AS POTENCIALIDADES E OS LIMITES DO EDUCANDO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O SEU PERTENCIMENTO AS MAIS DIVERSAS GERAÇÕES, SEJAM ELAS X, Z, Y OU ALPHA. OS ALUNOS APRESENTARAM UM PERFIL DE MUITO INTERESSE E ENTUSIASMO, O QUE PROPORCIONOU RESULTADOS POSITIVOS DE INCENTIVO NA CONSTRUÇÃO DO SIMULADOR.