ESTE ARTIGO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE PESQUISA, ENSINO E ELABORAÇÃO DE HQ’S EM ESCOLAS PÚBLICAS, VISTO QUE NA ATUALIDADE O HÁBITO DE LER E ESCREVER SE TORNOU ESCASSO. TEMOS COMO OBJETIVO GERAL DESPERTAR O INTERESSE DAS CRIANÇAS PELA LEITURA E ESCRITA, A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE REVISTAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA. COM APORTE TEÓRICO EM MARTINS (1988), OLIVEIRA E PRADOS (2014), PINHEIRO (2009), SANTOS E GANZAROLLI (2011), SOUSA; STRAUB (2014) E SOUZA; BERNARDINO (2011) PUDEMOS COMPREENDER MELHOR A IMPORTÂNCIA DESSA METODOLOGIA EM SALA DE AULA ENQUANTO FAVORECEDORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. SUA CONSTRUÇÃO DEU-SE ATRAVÉS DE UM PROJETO, REALIZADO EM QUATRO ESCOLAS: TRÊS ESTADUAIS E UMA MUNICIPAL DA CIDADE DE CAJAZEIRAS/PB, A FIM DE RESGATARMOS O INTERESSE DAS CRIANÇAS PELA LEITURA E ESCRITA. SENDO ASSIM, ENCONTRAMOS NAS HQ’S UM MEIO DE DESENVOLVER NAS CRIANÇAS A CRIATIVIDADE, A IMAGINAÇÃO E A REFLEXÃO, UMA VEZ QUE A LEITURA É FUNDAMENTAL PARA TORNA-LOS SERES CRÍTICOS. COM A REALIZAÇÃO DO PROJETO, PRODUZIMOS AS HQ’S E APRESENTAMOS PARA AS CRIANÇAS QUE, TAMBÉM, PUDERAM PRODUZIR AS SUAS, A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE EXISTE UMA NECESSIDADE DE CONTINUARMOS COM A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA, A PARTIR DE ATIVIDADES QUE NOS COLOQUEM DE FRENTE AOS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM PROL DE UMA PARCERIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.