O PRESENTE ARTIGO ABORDA AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA NO QUE SE REFERE AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA REALIZADA BUSCA REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PLENO DAS DUAS HABILIDADES PARA A FORMAÇÃO CULTURAL E SOCIAL DOS INDIVÍDUOS, DIANTE DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO E ENSINO/APRENDIZAGEM, TENDO A CONCEPÇÃO DE QUE AMBAS AS HABILIDADES SE CARACTERIZAM COMO SENDO A BASE PARA A AVALIAÇÃO ESCOLAR. O OBJETIVO É ANALISAR COMO OCORRE ESSE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E QUAIS DIFICULDADES PODEM APARECER NO DECORRER DO CAMINHO, INTERFERINDO PARA O ÊXITO NO ENSINO-APRENDIZAGEM. O PROCESSO METODOLÓGICO PARA PRODUÇÃO DO TRABALHO É A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CONSIDERANDO O PENSAMENTO DE DIVERSOS AUTORES QUE TRATAM DO TEMA. CONCLUI-SE COM OS RESULTADOS OBTIDOS QUE AS DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA SÃO ATRIBUÍDAS A FATORES COMO COMPREENSÃO, ORALIDADE, VISÃO E AUDIÇÃO PREJUDICADAS E FALTA DE HÁBITOS E ESTÍMULOS PARA LER E ESCREVER. CONSTATOU-SE TAMBÉM A RELAÇÃO COM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM COMO A DISLEXIA E DISGRAFIA.