APRESENTO NESTE ARTIGO A TRAJETÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA IDOSA, PARTICIPANTE DO UATI (UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE). BUSCANDO ANALISAR COMO O PROGRAMA SE CONSTITUI UM LÓCUS EM QUE AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS GANHAM NOVOS SENTIDOS E CONTORNOS A PARTIR DA COMPREENSÃO QUE O SUJEITO PRODUZ DE SI AO NARRAR SUAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. A BASE EPISTEMOLÓGICA DO ESTUDO FUNDAMENTA-SE NA ÓTICA DA PESQUISA QUALITATIVA, DE NATUREZA INTERPRETATIVA, QUE EVIDENCIA PÔR EM PRIMEIRO PLANO O ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE VIDA/FORMAÇÃO DA PROFESSORA IDOSA, BUSCANDO IDENTIFICAR O SUJEITO ENQUANTO ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE SI PRÓPRIO E SOBRE A SUA CONDIÇÃO DE PROFESSORA APOSENTADA. NESTA SEARA, ENVEREDAMOS PELA ABORDAGEM (AUTO)BIOGRÁFICA A PARTIR DOS ESTUDOS TRAZIDOS POR NÓVOA (2000), DELORY-MOMBERG (2008, 2012), PINEAU (2003), ENTRE OUTROS. NESTA PERSPECTIVA, ANCORAMOS A REFLEXÃO NO PROCESSO DE BIOGRAFIZAÇÃO DE SI, RESSIGNIFICADOR DAS EXPERIÊNCIAS NA ESCRITA DE SI. COMO TÉCNICA DE COLETA DE INFORMAÇÕES UTILIZAMOS A ENTREVISTA NARRATIVA, INSTRUMENTO QUE PERMITIU FLUIR OS SENTIDOS DAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA, BEM COMO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PROFESSORA IDOSA, TOMANDO O UATI COMO UM ESPAÇO DE ANÁLISE EM QUE O SUJEITO SE CONSTITUIU E COMPREENDEU SEU PROCESSO FORMATIVO A PARTIR DAS VIVÊNCIAS QUE OBTEVE DURANTE O SEU PERCURSO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.