Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

GESTÃO, VIOLÊNCIA E VANDALISMO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS TIPOS, PROBLEMAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO

Palavra-chaves: VIOLÊNCIA ESCOLAR, VANDALISMO ESCOLAR, GESTÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) AT 33: Educação
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57697
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 707
    "titulo" => "GESTÃO, VIOLÊNCIA E VANDALISMO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS TIPOS, PROBLEMAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO"
    "resumo" => "UM DOS MAIORES PROBLEMAS ENFRENTADOS PELAS GESTORAS E GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS É A VIOLÊNCIA ESCOLAR, PARTICULARMENTE O VANDALISMO. ESSE PROBLEMA, CADA VEZ MAIS, TEM SIDO DESTACADO NA GRANDE MÍDIA, QUE NOTICIA CASOS COMPLEXOS ENVOLVENDO VIOLÊNCIA FÍSICA DE ESTUDANTES, DOCENTES, GESTORES E O PATRIMÔNIO ESCOLAR. ESTE É O ALVO DO PRESENTE TRABALHO. TRATA-SE DE UM ARTIGO QUE É RESULTADO DE UMA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, EM ANDAMENTO, QUE ESTÁ SENDO REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PARNAÍBA (PI), COM APROXIMAÇÃO METODOLÓGICA AO ESTUDO DE CASO. TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER E ANALISAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE O GESTOR ENFRENTA E QUAIS ESTRATÉGIAS UTILIZA DIANTE DA VIOLÊNCIA E DO VANDALISMO QUE OCORREM NO ESPAÇO ESCOLAR. PARA ANALISAR OS DADOS PRODUZIDOS, AMPARAMO-NOS NOS ESTUDOS DE ASTOR & MEYER (2001), LATERMAN (1999), MAFESOLI (1987), RISTUM (2010) ENTRE OUTROS, PROCURANDO FAZER UM DIÁLOGO CRÍTICO-REFLEXIVO COM OS DADOS PRODUZIDOS NA ESCOLA. OBSERVAMOS E CONSTATAMOS QUE O PAPEL VITAL DO GESTOR DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR, ALIADO AOS DEMAIS SUJEITOS ESCOLARES E À COMUNIDADE, É FUNDAMENTAL PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS DO VANDALISMO E CONSTRUIR SOLUÇÕES PERMANENTES, MELHORANDO AS CONDUTAS E O COTIDIANO ESCOLAR. O ESTUDO APONTOU QUE HÁ NECESSIDADE DE PROFUNDAS REFLEXÕES E ANÁLISES, CONSIDERANDO AS DIVERSAS DIMENSÕES DO FENÔMENO E OS MODOS PELOS QUAIS ESSE MESMO FENÔMENO SE ENGENDRA NA VIDA DAS PESSOAS E APARTA OS DESEJOS DE RECONHECIMENTO, AFILIAÇÃO, VISIBILIDADE E AFIRMAÇÃO DAS DIFERENÇAS, QUESTÕES VÃO ALÉM DAS REFLEXÕES E SOLUÇÕES APONTADAS PELO PARADIGMA DO DIREITO, DA SEGURANÇA E DA RACIONALIDADE ECONÔMICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR, VANDALISMO ESCOLAR, GESTÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA70_ID707_18082019204018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÁVIO AUGUSTO CARVALHO TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SÁVIO AUGUSTO"
    "autor_email" => "savioaugustoct@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFDPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57697
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 707
    "titulo" => "GESTÃO, VIOLÊNCIA E VANDALISMO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS TIPOS, PROBLEMAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO"
    "resumo" => "UM DOS MAIORES PROBLEMAS ENFRENTADOS PELAS GESTORAS E GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS É A VIOLÊNCIA ESCOLAR, PARTICULARMENTE O VANDALISMO. ESSE PROBLEMA, CADA VEZ MAIS, TEM SIDO DESTACADO NA GRANDE MÍDIA, QUE NOTICIA CASOS COMPLEXOS ENVOLVENDO VIOLÊNCIA FÍSICA DE ESTUDANTES, DOCENTES, GESTORES E O PATRIMÔNIO ESCOLAR. ESTE É O ALVO DO PRESENTE TRABALHO. TRATA-SE DE UM ARTIGO QUE É RESULTADO DE UMA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, EM ANDAMENTO, QUE ESTÁ SENDO REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PARNAÍBA (PI), COM APROXIMAÇÃO METODOLÓGICA AO ESTUDO DE CASO. TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER E ANALISAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE O GESTOR ENFRENTA E QUAIS ESTRATÉGIAS UTILIZA DIANTE DA VIOLÊNCIA E DO VANDALISMO QUE OCORREM NO ESPAÇO ESCOLAR. PARA ANALISAR OS DADOS PRODUZIDOS, AMPARAMO-NOS NOS ESTUDOS DE ASTOR & MEYER (2001), LATERMAN (1999), MAFESOLI (1987), RISTUM (2010) ENTRE OUTROS, PROCURANDO FAZER UM DIÁLOGO CRÍTICO-REFLEXIVO COM OS DADOS PRODUZIDOS NA ESCOLA. OBSERVAMOS E CONSTATAMOS QUE O PAPEL VITAL DO GESTOR DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR, ALIADO AOS DEMAIS SUJEITOS ESCOLARES E À COMUNIDADE, É FUNDAMENTAL PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS DO VANDALISMO E CONSTRUIR SOLUÇÕES PERMANENTES, MELHORANDO AS CONDUTAS E O COTIDIANO ESCOLAR. O ESTUDO APONTOU QUE HÁ NECESSIDADE DE PROFUNDAS REFLEXÕES E ANÁLISES, CONSIDERANDO AS DIVERSAS DIMENSÕES DO FENÔMENO E OS MODOS PELOS QUAIS ESSE MESMO FENÔMENO SE ENGENDRA NA VIDA DAS PESSOAS E APARTA OS DESEJOS DE RECONHECIMENTO, AFILIAÇÃO, VISIBILIDADE E AFIRMAÇÃO DAS DIFERENÇAS, QUESTÕES VÃO ALÉM DAS REFLEXÕES E SOLUÇÕES APONTADAS PELO PARADIGMA DO DIREITO, DA SEGURANÇA E DA RACIONALIDADE ECONÔMICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR, VANDALISMO ESCOLAR, GESTÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA70_ID707_18082019204018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÁVIO AUGUSTO CARVALHO TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SÁVIO AUGUSTO"
    "autor_email" => "savioaugustoct@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFDPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

UM DOS MAIORES PROBLEMAS ENFRENTADOS PELAS GESTORAS E GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS É A VIOLÊNCIA ESCOLAR, PARTICULARMENTE O VANDALISMO. ESSE PROBLEMA, CADA VEZ MAIS, TEM SIDO DESTACADO NA GRANDE MÍDIA, QUE NOTICIA CASOS COMPLEXOS ENVOLVENDO VIOLÊNCIA FÍSICA DE ESTUDANTES, DOCENTES, GESTORES E O PATRIMÔNIO ESCOLAR. ESTE É O ALVO DO PRESENTE TRABALHO. TRATA-SE DE UM ARTIGO QUE É RESULTADO DE UMA PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, EM ANDAMENTO, QUE ESTÁ SENDO REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PARNAÍBA (PI), COM APROXIMAÇÃO METODOLÓGICA AO ESTUDO DE CASO. TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER E ANALISAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE O GESTOR ENFRENTA E QUAIS ESTRATÉGIAS UTILIZA DIANTE DA VIOLÊNCIA E DO VANDALISMO QUE OCORREM NO ESPAÇO ESCOLAR. PARA ANALISAR OS DADOS PRODUZIDOS, AMPARAMO-NOS NOS ESTUDOS DE ASTOR & MEYER (2001), LATERMAN (1999), MAFESOLI (1987), RISTUM (2010) ENTRE OUTROS, PROCURANDO FAZER UM DIÁLOGO CRÍTICO-REFLEXIVO COM OS DADOS PRODUZIDOS NA ESCOLA. OBSERVAMOS E CONSTATAMOS QUE O PAPEL VITAL DO GESTOR DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR, ALIADO AOS DEMAIS SUJEITOS ESCOLARES E À COMUNIDADE, É FUNDAMENTAL PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS DO VANDALISMO E CONSTRUIR SOLUÇÕES PERMANENTES, MELHORANDO AS CONDUTAS E O COTIDIANO ESCOLAR. O ESTUDO APONTOU QUE HÁ NECESSIDADE DE PROFUNDAS REFLEXÕES E ANÁLISES, CONSIDERANDO AS DIVERSAS DIMENSÕES DO FENÔMENO E OS MODOS PELOS QUAIS ESSE MESMO FENÔMENO SE ENGENDRA NA VIDA DAS PESSOAS E APARTA OS DESEJOS DE RECONHECIMENTO, AFILIAÇÃO, VISIBILIDADE E AFIRMAÇÃO DAS DIFERENÇAS, QUESTÕES VÃO ALÉM DAS REFLEXÕES E SOLUÇÕES APONTADAS PELO PARADIGMA DO DIREITO, DA SEGURANÇA E DA RACIONALIDADE ECONÔMICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.