DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, O ENSINO SERÁ MINISTRADO TENDO COMO BASE, PRINCIPALMENTE, A GARANTIA DE PADRÃO DE QUALIDADE. TODAVIA, ENTENDEMOS QUE PARA ISSO SER EFETIVADO, É NECESSÁRIO PRÁTICAS CAPAZES DE PROPORCIONAR PROGRESSOS SIGNIFICATIVOS QUANTO AO DESEMPENHO DOS ALUNOS. O TRABALHO ORA APRESENTADO SE JUSTIFICA NA NECESSIDADE DE ALÇAR DEBATES ACERCA DA AVALIAÇÃO COMO PRESSUPOSTO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO. OBJETIVAMOS FAZER REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO GESTOR E A IMPORTÂNCIA DE SUAS FUNÇÕES PARA A GARANTIA DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA ESCOLAR, NA MELHORIA DA QUALIDADE DA OFERTA EDUCACIONAL ANTE AS PRINCIPAIS SISTEMÁTICAS AVALIATIVAS EXTERNAS. A METODOLOGIA SE BASEIA EM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE CARÁTER QUALITATIVO. COM ESSE TRABALHO, PUDEMOS DESTACAMOS QUE PARA O ALCANCEM DO SUCESSO ESCOLAR, SE FAZ NECESSÁRIO QUE A BUSCA PELA QUALIDADE SEJA UMA CONSTANTE DA GESTÃO, INDEPENDENTE DA INSTÂNCIA ADMINISTRATIVA – UNIÃO, ESTADO, MUNICÍPIO, ESCOLA OU ATÉ MESMO SALA DE AULA.