O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA DE MARSHALL ROSENBERG (2003) FOI O TEMA TRABALHADO PELAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE TAMBORIL NO CEARÁ QUE ADOTAM A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA. NESTE ARTIGO, DISCUTIREMOS OS IMPACTOS E IMPRESSÕES QUE A TEMÁTICA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA PARA UMA CULTURA DE PAZ TEM CAUSADO NA ESCOLA, SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DO ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE TAMBORIL NO CEARÁ. APRESENTAREMOS AS ABORDAGENS DE OUTROS AUTORES QUE INTEGRAM A TEMÁTICA, COMO LUDMILA STIGERT (2017), MARTINOT E FIEDLER (2016), DENTRE OUTROS. PARA TANTO, ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TAMBÉM REALIZAMOS ENTREVISTAS COM PROFESSORAS DAS ESCOLAS CEI MARIA LUISA DO VALE E JOSÉ RAMIRO TEIXEIRA JORGE. ABORDAR O TRABALHO COM ESTA TEMÁTICA É IMPORTANTE POR DISCUTIR UM PROBLEMA TÃO RECORRENTE COMO É A CULTURA DE VIOLÊNCIA QUE PERPASSA AS RELAÇÕES TANTO NO AMBIENTE ESCOLAR COMO EXTRAESCOLAR. MOSTRANDO QUE A ESCOLA NECESSITA TRAZER PARA SEU SEIO ESTAS DISCUSSÕES QUE ESTÃO TAMBÉM NO SEU ENTORNO E AFETA SEUS ALUNOS (AS) E, PORTANTO, INTERFERE DIRETAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARTINDO DOS RESULTADOS POSITIVOS QUE FORAM PERCEBIDOS, TAIS COMO, MUDANÇA NO COMPORTAMENTO AGRESSIVO DOS ALUNOS (AS), DESENVOLVIMENTO DE EMPATIA, COLOCA A ESCOLA COMO AGENTE IMPORTANTE NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NECESSÁRIA DE UMA CULTURA DE VIOLÊNCIA PARA UMA CULTURA DE PAZ