: ESSE TRABALHO CONSISTE NA PESQUISA DO PROJETO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PICIN) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). A PESQUISA EM QUESTÃO, INVESTIGA A CONTRIBUIÇÃO DAS BRINQUEDOTECAS UNIVERSITÁRIAS ESTADUAIS DO ESTADO DA BAHIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DAS VIVÊNCIAS LÚDICAS PROPORCIONADAS POR ESTES ESPAÇOS. ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE SER DE NATUREZA QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. A BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA ESTADUAL TEM COMO CARACTERÍSTICA SER UM LABORATÓRIO DE APRENDIZAGENS QUE FOMENTA O BRINCAR E A CULTURA LÚDICA DA CRIANÇA. ESSE ESPAÇO TEM COMO CARACTERÍSTICA TAMBÉM O FOMENTO A TRÍADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. CONSTAMOS QUE AS BRINQUEDOTECAS UNIVERSITÁRIAS POSSIBILITAM AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A COMPREENSÃO E A SENSIBILIDADE REFERENTE AO RESGATE DA INFÂNCIA E OS DIREITOS DA CRIANÇA, QUE SÃO GARANTIDOS POR LEI. TAIS COMPREENSÕES CONTRIBUEM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES BEM COMO COM O SEU FAZER PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA.