O PRESENTE ARTIGO ABORDA A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DE DISCUTIR SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NESTA ETAPA DE ENSINO. O ARTIGO DIVIDIDO EM TRÊS PARTES DISCUTE SOBRE UM OLHAR ACERCA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM SEGUIDA ABORDA SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SEUS TIPOS E POR FIM TRATA DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESPECIFICAMENTE, TRAZENDO EXEMPLOS DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO. PROPOMOS IDENTIFICAR O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PARA ISSO DESENVOLVEMOS UMA PESQUISA DE CAMPO ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA, COM DUAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE CAJAZEIRA/PB, A FIM DE IDENTIFICAR OS MÉTODOS UTILIZADOS POR ELAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS SEUS EDUCANDOS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA MOSTRARAM QUE OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SÃO ELEMENTOS INDISSOCIÁVEIS DO PROCESSO EDUCATIVO E OS MÉTODOS UTILIZADOS PELAS EDUCADORAS SÃO OS REGISTROS, PODENDO SER ESCRITO, OU ATRAVÉS DE FOTOS E VÍDEOS. ALÉM, DA EFETIVAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS. CONCLUÍMOS QUE A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É UM PROCESSO LENTO E CONTÍNUO E QUE O TRABALHO DO PROFESSOR NESSE NÍVEL REQUER UMA PRÁTICA ELABORADA REGIDA PELO RESPEITO ÀS IDADES E PELO TEMPO QUE CADA CRIANÇA POSSUI PARA O SEU DESENVOLVIMENTO.