OS INÚMEROS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL NO INÍCIO DESSE NOVO
MILÊNIO REFLETEM QUE AO LONGO DO TEMPO A EDUCAÇÃO TEM PASSADO POR MUITAS TRANSFORMAÇÕES PARA
QUE POSSA ATENDER AS DIFERENTES NECESSIDADES EDUCACIONAIS. NESSE CONTEXTO, A INCLUSÃO DE ALUNOS
COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE) NA REDE REGULAR DE ENSINO TÊM PROVOCADO MUITAS
DISCUSSÕES, GANHANDO FORÇA E RELEVÂNCIA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E NA SOCIEDADE.O PROCESSO INCLUSIVO NECESSITA DE MUDANÇAS EM VÁRIOS SENTIDOS PARA
ULTRAPASSAR OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS.COMO SÃO EVIDENTES E PREOCUPANTES AS DIFICULDADES QUE OS EDUCADORES ENFRENTAM AO TRABALHAR
COM A INCLUSÃO E DIANTE DA COMPLEXIDADE DESSE TEMA, SURGE ENTÃO COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR OS
DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NA INCLUSÃO DOS ALUNOS EM SALA REGULARES. PARA ISSO É
NECESSÁRIO COMPREENDER O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS FUNDAMENTOS LEGAIS, ENTENDER A
RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO
DO PROFESSOR E AS DIFICULDADES POR ELES ENFRENTADOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO, ASSIM COMO, AS
POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS DE INCLUSÃO.