Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

DINÂMICA E LUDICIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO USO DA LINGUAGEM MUSICAL: UMA EXPERIÊNCIA INTERVENTIVA DO PIBID NO TERRITÓRIO DO SISAL

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, MÚSICA, PIBID Comunicação Oral (CO) AT 31: Geografia
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57591
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 1171
    "titulo" => """
      DINÂMICA E LUDICIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS\r\n
      DO USO DA LINGUAGEM MUSICAL: UMA EXPERIÊNCIA\r\n
      INTERVENTIVA DO PIBID NO TERRITÓRIO DO SISAL
      """
    "resumo" => """
      TRATA-SE DE UM TRABALHO DECORRENTE DA AÇÃO DO I ATELIÊ DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DO SUBPROJETO\r\n
      “EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: DIVERSAS LINGUAGENS, FORMAÇÃO DOCENTE E GEOGRAFIA ESCOLAR” (OLIVEIRA;\r\n
      PORTUGAL, 2018), DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE\r\n
      LICENCIATURA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS\r\n
      XI, SERRINHA, NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL 30 DE JUNHO, UMA UNIDADE\r\n
      ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, LOCALIZADA EM SERRINHA-BA QUE SE CONSTITUI COMO UM DAS TRÊS\r\n
      ESCOLAS PARCEIRAS ATENDIDAS PELO SUBPROJETO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL DA BAHIA, CUJO\r\n
      OBJETIVO É DISCORRER SOBRE A EXPERIÊNCIA INTERVENTIVA REALIZADA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DO TURNO\r\n
      NOTURNO. AS AÇÕES DECORRENTES DO I ATELIÊ DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA TIVEREM ANCORADAS NA LINGUAGEM DA\r\n
      MÚSICA COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA ENSINAR E APRENDER TEMAS E CONCEITOS DA GEOGRAFIA E FORAM COORDENADAS PELAS PROFESSORAS SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA E JUSSARA FRAGA PORTUGAL,\r\n
      COORDENADORAS DE ÁREA DO REFERIDO SUBPROJETO. O PRIMEIRO ATELIÊ, COM A LINGUAGEM MUSICAL, EVIDENCIOU\r\n
      QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA PODEM SER MUITO MAIS PRAZEROSAS E SIGNIFICATIVAS QUANDO\r\n
      ANCORADAS NAS DIVERSAS LINGUAGENS PORQUE ELAS PROMOVEM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DE\r\n
      PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS QUE ARTICULAM OS CONTEÚDOS CURRICULARES DA GEOGRAFIA COM AS ARTES E\r\n
      LUDICIDADES, BEM COMO RELACIONADAS ÀS DIFERENTES REALIDADES, AS QUAIS ESTÃO INSERIDAS OS ESTUDANTES DA\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 31: Geografia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MÚSICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA31_ID1171_15072019211645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA DE OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "larissa.geo17@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57591
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 1171
    "titulo" => """
      DINÂMICA E LUDICIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS\r\n
      DO USO DA LINGUAGEM MUSICAL: UMA EXPERIÊNCIA\r\n
      INTERVENTIVA DO PIBID NO TERRITÓRIO DO SISAL
      """
    "resumo" => """
      TRATA-SE DE UM TRABALHO DECORRENTE DA AÇÃO DO I ATELIÊ DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DO SUBPROJETO\r\n
      “EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: DIVERSAS LINGUAGENS, FORMAÇÃO DOCENTE E GEOGRAFIA ESCOLAR” (OLIVEIRA;\r\n
      PORTUGAL, 2018), DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE\r\n
      LICENCIATURA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS\r\n
      XI, SERRINHA, NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL 30 DE JUNHO, UMA UNIDADE\r\n
      ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, LOCALIZADA EM SERRINHA-BA QUE SE CONSTITUI COMO UM DAS TRÊS\r\n
      ESCOLAS PARCEIRAS ATENDIDAS PELO SUBPROJETO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL DA BAHIA, CUJO\r\n
      OBJETIVO É DISCORRER SOBRE A EXPERIÊNCIA INTERVENTIVA REALIZADA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DO TURNO\r\n
      NOTURNO. AS AÇÕES DECORRENTES DO I ATELIÊ DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA TIVEREM ANCORADAS NA LINGUAGEM DA\r\n
      MÚSICA COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA ENSINAR E APRENDER TEMAS E CONCEITOS DA GEOGRAFIA E FORAM COORDENADAS PELAS PROFESSORAS SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA E JUSSARA FRAGA PORTUGAL,\r\n
      COORDENADORAS DE ÁREA DO REFERIDO SUBPROJETO. O PRIMEIRO ATELIÊ, COM A LINGUAGEM MUSICAL, EVIDENCIOU\r\n
      QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA PODEM SER MUITO MAIS PRAZEROSAS E SIGNIFICATIVAS QUANDO\r\n
      ANCORADAS NAS DIVERSAS LINGUAGENS PORQUE ELAS PROMOVEM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DE\r\n
      PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS QUE ARTICULAM OS CONTEÚDOS CURRICULARES DA GEOGRAFIA COM AS ARTES E\r\n
      LUDICIDADES, BEM COMO RELACIONADAS ÀS DIFERENTES REALIDADES, AS QUAIS ESTÃO INSERIDAS OS ESTUDANTES DA\r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 31: Geografia"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MÚSICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA31_ID1171_15072019211645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA DE OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "larissa.geo17@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

TRATA-SE DE UM TRABALHO DECORRENTE DA AÇÃO DO I ATELIÊ DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DO SUBPROJETO “EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: DIVERSAS LINGUAGENS, FORMAÇÃO DOCENTE E GEOGRAFIA ESCOLAR” (OLIVEIRA; PORTUGAL, 2018), DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE LICENCIATURA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS XI, SERRINHA, NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL 30 DE JUNHO, UMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, LOCALIZADA EM SERRINHA-BA QUE SE CONSTITUI COMO UM DAS TRÊS ESCOLAS PARCEIRAS ATENDIDAS PELO SUBPROJETO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL DA BAHIA, CUJO OBJETIVO É DISCORRER SOBRE A EXPERIÊNCIA INTERVENTIVA REALIZADA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DO TURNO NOTURNO. AS AÇÕES DECORRENTES DO I ATELIÊ DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA TIVEREM ANCORADAS NA LINGUAGEM DA MÚSICA COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA ENSINAR E APRENDER TEMAS E CONCEITOS DA GEOGRAFIA E FORAM COORDENADAS PELAS PROFESSORAS SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA E JUSSARA FRAGA PORTUGAL, COORDENADORAS DE ÁREA DO REFERIDO SUBPROJETO. O PRIMEIRO ATELIÊ, COM A LINGUAGEM MUSICAL, EVIDENCIOU QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA PODEM SER MUITO MAIS PRAZEROSAS E SIGNIFICATIVAS QUANDO ANCORADAS NAS DIVERSAS LINGUAGENS PORQUE ELAS PROMOVEM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DE PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS QUE ARTICULAM OS CONTEÚDOS CURRICULARES DA GEOGRAFIA COM AS ARTES E LUDICIDADES, BEM COMO RELACIONADAS ÀS DIFERENTES REALIDADES, AS QUAIS ESTÃO INSERIDAS OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.