TRATA-SE DE UM TRABALHO DECORRENTE DA AÇÃO DO I ATELIÊ DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DO SUBPROJETO
“EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: DIVERSAS LINGUAGENS, FORMAÇÃO DOCENTE E GEOGRAFIA ESCOLAR” (OLIVEIRA;
PORTUGAL, 2018), DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE
LICENCIATURA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS
XI, SERRINHA, NUMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL 30 DE JUNHO, UMA UNIDADE
ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, LOCALIZADA EM SERRINHA-BA QUE SE CONSTITUI COMO UM DAS TRÊS
ESCOLAS PARCEIRAS ATENDIDAS PELO SUBPROJETO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SISAL DA BAHIA, CUJO
OBJETIVO É DISCORRER SOBRE A EXPERIÊNCIA INTERVENTIVA REALIZADA EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO DO TURNO
NOTURNO. AS AÇÕES DECORRENTES DO I ATELIÊ DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA TIVEREM ANCORADAS NA LINGUAGEM DA
MÚSICA COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA ENSINAR E APRENDER TEMAS E CONCEITOS DA GEOGRAFIA E FORAM COORDENADAS PELAS PROFESSORAS SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA E JUSSARA FRAGA PORTUGAL,
COORDENADORAS DE ÁREA DO REFERIDO SUBPROJETO. O PRIMEIRO ATELIÊ, COM A LINGUAGEM MUSICAL, EVIDENCIOU
QUE O ENSINO E A APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA PODEM SER MUITO MAIS PRAZEROSAS E SIGNIFICATIVAS QUANDO
ANCORADAS NAS DIVERSAS LINGUAGENS PORQUE ELAS PROMOVEM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DE
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS QUE ARTICULAM OS CONTEÚDOS CURRICULARES DA GEOGRAFIA COM AS ARTES E
LUDICIDADES, BEM COMO RELACIONADAS ÀS DIFERENTES REALIDADES, AS QUAIS ESTÃO INSERIDAS OS ESTUDANTES DA
EDUCAÇÃO BÁSICA.