AS VIOLÊNCIAS NOS ESPAÇOS ESCOLARES BRASILEIROS SÃO DESAFIOS REAIS AGRAVADOS NOS DIAS DE HOJE. SUAS EXPLICAÇÕES SÃO DIVERSAS E QUASE SEMPRE FRAGMENTADAS O QUE REFORÇA A NECESSIDADE DE UMA COMPREENSÃO MAIS SISTEMÁTICA E CORESPONSABILIZADORAS. É NESSE ENSEJO QUE O PRESENTE TRABALHO EMERGE. SÃO TRAZIDOS À TONA AQUI EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA URCA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, EM 2018, NO QUE DIZ RESPEITO A MANIFESTAÇÃO DAS VIOLÊNCIAS CARACTERIZADAS, SOBRETUDO, COMO BULLYING, EM UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DO JUAZEIRO DO NORTE, NO CEARÁ. ESSE TEXTO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÕES REALIZADAS SOB A PERSPECTIVA DE COMBATER AS VIOLÊNCIAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA NA REFERENDA TURMA, A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DE ENGAJAMENTOS ENTRE A PROFESSORA REGENTE, ESTUDANTES ESTAGIÁRIOS DO PIBID E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O TEXTO TEM CARÁTER EXPLORATÓRIO E SE CONSTITUI SOB ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA PARTICIPANTE. DENTRE OS RESULTADOS DESTACAM-SE A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE PODER NOS ESPAÇOS ESCOLARES E AS CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES LÚDICAS NAS AÇÕES DOCENTES QUE PROPICIARAM INTEGRAÇÃO E REFLEXÕES SOBRE CONSENTIMENTOS E CONDUTAS ANTIVIOLÊNCIA ENTRE OS ENVOLVIDOS. PERCEBE-SE QUE ATIVIDADES/AÇÕES QUE OPORTUNIZAM PRÁTICAS COLETIVAS E PRODUZEM SENTIMENTOS DE PERTENCIMENTOS CONTRIBUEM PARA SUPERAÇÃO DO DESAFIO QUE É A COMBATER AS VIOLÊNCIAS NOS ESPAÇOS ESCOLARES.