O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA REVISÃO DE LITERATURA, REALIZADA POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ANALISANDO DIVERSAS VERTENTES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRICA LOCAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REVISANDO A PRODUÇÃO ATRAVÉS DE LIVROS E ARTIGOS JÁ PUBLICADOS SOBRE O TEMA, DE MODO A APRESENTAR DIFERENTES PONTOS DE VISTA SOBRE OS APONTAMENTOS TEÓRICOS, GARANTINDO ASSIM UMA ANÁLISE CRÍTICA DA RELAÇÃO DO HISTÓRICO DE CAJAZEIRAS COMO SENDO UMA DAS PRECURSORAS DA EDUCAÇÃO NA PARAÍBA. NESSE SENTIDO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE O ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL É DE SUMA RELEVÂNCIA, POIS GARANTE A FORMAÇÃO DO (A) EDUCANDO (A), BEM COMO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO. O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL PERMITE AO ALUNO AINDA PERCEBER-SE COMO SUJEITO DA HISTÓRIA, TRAZENDO PARA A SALA DE AULA SUAS VIVÊNCIAS COMO MORADOR DA LOCALIDADE. PARA TANTO, É NECESSÁRIO QUE OS(AS) EDUCADORES(AS) BUSQUEM A FORMAÇÃO CONTÍNUA COMO ELEMENTO DE APORTE TEÓRICO LEGAL BASEADO NA CULTURA E ESPECIFICIDADES LOCAIS, LEVANDO TANTO PARA A SALA DE AULA COMO PARA A COMUNIDADE, UMA HISTÓRIA MAIS DINÂMICA, E QUE DESPERTE O INTERESSE DO(A) ALUNO(A).