A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL É VISTA COMO INSTRUMENTO DE AMADURECIMENTO SOCIETÁRIO AO ESTABELECER CONEXÃO ENTRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NÃO TRADICIONAIS E AS REALIDADES SOCIAIS DIVERSIFICADAS. ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL REQUER ATRIBUIR À EXISTÊNCIA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE NÃO ESTEJAM ATRELADAS APENAS A EDUCAÇÃO FORMAL/ TRADICIONAL PRESENTE NAS ESCOLAS. ASSIM, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É RELACIONAR A REFERIDA PRÁTICA EDUCATIVA COM A ATUAÇÃO DOS POETAS E POETISAS MARGINAIS NA CIDADE DE FORTALEZA/CE, OS QUAIS UTILIZAM DE SUAS LEITURAS DE REALIDADES PARA PRODUZIR POESIAS QUE DENUNCIAM E RELATAM SUAS HISTÓRIAS DE VIDA, SOBRETUDO, E ATRELAM-SE A UMA CONDIÇÃO DE SUBSISTÊNCIA. NO TOCANTE ESSE PÚBLICO, EVIDENCIA-SE O PREDOMÍNIO DE JUVENTUDES PERIFÉRICAS NAS QUAIS SUAS SOCIABILIDADES ESTÃO ATRAVESSADAS POR CORRELAÇÕES DE FORÇAS E ESSAS CORRELAÇÕES ESTÃO PRESENTES EM SUAS PRODUÇÕES. ASSIM, A POESIA MARGINAL ESTÁ ATRELADA A UM CONTEXTO DE SUBALTERNIDADE DIANTE DE UM SISTEMA EM HEGEMONIA, O CAPITALISMO, E PODE SER ENTENDIDA COMO UM ATO EDUCATIVO NÃO FORMAL AO ATRELAR OS CONHECIMENTOS ORIUNDOS DE SUAS VIVÊNCIAS ATRAVÉS DE SUAS LEITURAS DE MUNDO.