RESUMO: A SEGUINTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM ESTUDO REFLEXIVO A RESPEITO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO PERTENCENTE A UMA ESCOLA DA ESFERA PÚBLICA DE ENSINO DURANTE A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DA ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO. NOSSO OBJETO DE ESTUDO TRATA DAS PRÁTICAS DE ENSINO UTILIZADAS EM SALA DE AULA PELO DOCENTE E PARA TANTO, EMBASAMOS NOSSA PESQUISA NOS POSTULADOS DOS TEÓRICOS: BAKHTIN ([1975] 2010); BARREIROS E GIANOTTO (2016); BAWARSHI E REIFF (2013); BAZERMAN (2011); CAGLIARI (2009); CLANDININ E CONNELLY (2011); CLOT E FAITA (2000); LIBERALI (1999); MARCUSCHI (2008); ENTRE OUTROS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DO GÊNERO DIÁRIO COMO FERRAMENTA UTILIZADA PELOS DOCENTES E PARA TANTO, TOMAMOS COMO METODOLOGIA PARA ESTRUTURAÇÃO DOS DADOS O MODELO DE ESTUDO PROPOSTO POR BARREIROS E GIANOTTO (2016) QUE É CONSTITUÍDO POR TRÊS ETAPAS, ASSIM COMO FAZEMOS USO DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE CLOT E FAITA (2000) SOBRE A AUTOCONFRONTAÇÃO SIMPLES, PARA ESTUDO DAS PRÁTICAS DE ENSINO EMPREGADAS DURANTE AS AULAS. A MOTIVAÇÃO PARA REALIZAR ESSE ESTUDO PARTIU DA REFLEXÃO SOBRE O MÉTODO DE ENSINO UTILIZADO EM SALA BUSCANDO COMPREENDER AS DIFICULDADES PRESENTES NOS ALUNOS DAQUELA COMUNIDADE. ATRAVÉS DESSA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE PERMITE UM OLHAR PARA SI E PARA O OUTRO E PROPORCIONA UM CRESCIMENTO INTERNO QUE REFLETE NA ATUAÇÃO DOCENTE.