ESTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS FATORES QUE GERAM DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E COMO ESSA PROBLEMÁTICA INTERFERE NA APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM RELAÇÃO À QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. O PRESENTE TRABALHO FOI UM ESTUDO DE CUNHO QUALITATIVO, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS A ALUNOS E PROFESSORES DE QUÍMICA, NA QUAL FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A DIFICULDADE DOS ALUNOS EM COMPREENDER QUÍMICA ADVÉM DE UMA EXPERIÊNCIA DEFICIENTE COM A MESMA NO ENSINO BÁSICO, POIS, OS ESTUDOS DEMONSTRAM QUE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SENTEM FALTA DE CONTEÚDOS NÃO VISTOS OU MAL MINISTRADOS NA ETAPA ANTERIOR. CONCLUI-SE QUE OS MAUS RESULTADOS OBTIDOS NO ENSINO MÉDIO PODEM SER CONSEQUÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA REVELOU QUE SÃO DIVERSOS OS FATORES QUE PODEM GERAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, ENTRE ELAS A FORMA DESCONTEXTUALIZADA COMO A QUÍMICA É APRESENTADA NO ENSINO FUNDAMENTAL GERANDO NOS ALUNOS UM GRANDE DESINTERESSE PELA MATÉRIA NO ENSINO MÉDIO, BEM COMO A DIFICULDADE EM APRENDER E RELACIONAR O CONTEÚDO ESTUDADO AO COTIDIANO. OUTRO FATOR QUE DIFICULTA O ENTENDIMENTO DA QUÍMICA É A FALTA DE DIVERSIDADE DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, FRUTO DE UMA FORMAÇÃO DEFICITÁRIA QUE NÃO OFERECE RECURSOS QUE AUXILIEM O DOCENTE A TRABALHAR DE FORMA DIALÓGICA. EM GERAL, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL QUE LECIONAM CIÊNCIAS, QUE ENGLOBA QUÍMICA, TÊM FORMAÇÃO DEFICIENTE, POR ISSO É NECESSÁRIO INTENSIFICAR O DEBATE EM TORNO DA PROBLEMÁTICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE QUÍMICA, A FIM QUE ESTA DISCIPLINA POSSA SER MAIS CONTEMPLADA, TRAZENDO MAIOR CONTRIBUIÇÃO PARA EDUCAÇÃO VISANDO DE FORMA MAIS AMPLA O ENSINO MÉDIO.