O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EXIGE DO PROFESSOR A BUSCA INCESSANTE DE APRIMORAMENTO DAS SUAS AÇÕES, ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO, NAS QUAIS SE FAZ NECESSÁRIO TRAZER PARA O DEBATE AS DIVERSAS REALIDADES COM AS QUAIS SE TEM CONTATO EM SALA DE AULA. A PESQUISA MOTIVADA PELA PRÁTICA SE CONSTITUI UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DESSE PROCESSO, PELO TEOR DE POSSIBILIDADES DE REFLEXÕES QUE PODE OFERECER, PRINCIPALMENTE NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DAS REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, MAIS ESPECIFICAMENTE, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR, ONDE SE BUSCOU ESTABELECER RELAÇÃO DIRETA COM AS PRÁTICAS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DESTA PESQUISADORA. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM DE CARÁTER QUALITATIVO, DO TIPO EXPLORATÓRIA, ONDE SE FEZ USO DE OBSERVAÇÃO DIRETA, CONSULTA À BIBLIOGRAFIA/AUTORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA, EM PARALELO COM AS PRÁTICAS DOCENTES E AS PROPOSTAS DE INTERAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE, POR OCASIÃO DA DISCIPLINA MENCIONADA. AS PROPOSTAS DE DISCUSSÃO E INTERAÇÃO SINALIZARAM A IMPORTÂNCIA DE SE ESTABELECER ESPAÇOS DE DIÁLOGO NOS QUAIS SE CONSIDEREM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO OBJETO DE ESTUDO E BASE PARA A AÇÃO DOCENTE REFLEXIVA.