O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO DE MANEIRA COM QUE POSSAMOS COMPREENDER COMO O ENSINO DE CIÊNCIAS VEM SENDO APLICADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE. DENTRE AS INTERVENÇÕES EM ESTÁGIOS E ATÉ MESMO EM SUBSTITUIÇÕES, PERCEBE-SE QUE O ENSINO EM CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS AINDA DEIXA UM POUCO A DESEJAR, ISSO PODE SER DE MANEIRA EM QUE O CONTEÚDO É REPASSADO, PELA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E PELO MODO EM QUE A ESCOLA LIMITA AS AULAS DE CIÊNCIAS. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA PARA FORMAR UM EMBASAMENTO TEÓRICO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA. COM TUDO ISSO, O TRABALHO FOI COMPLEMENTADO EM UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, PARA TER UM EMBASAMENTO NA CONSTRUÇÃO DO TRABALHO. A PESQUISA FOI SER DESENVOLVIDA COM PROFESSORES DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SOBRAL, SENDO DIRECIONADA PARA IDENTIFICAR A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, COMO ELES MINISTRAM AS AULAS DE CIÊNCIAS E QUAIS OS RECURSOS UTILIZADOS EM SUAS AULAS. A PARTIR DESSA PESQUISA, COM OS RESULTADOS OBTIDOS, HOUVE UM PERCENTUAL DE POSITIVIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ONDE OS PROFESSORES RESPONDERAM COM CLAREZA E OBJETIVIDADE NO ENSINO, COM ESSES RESULTADOS PODEMOS PERCEBER E AVALIAR COMO A APLICABILIDADE DESSE ENSINO ESTÁ SENDO OFERTADA.