NESSE ARTIGO NOS PROPOMOS A FAZER UMA REFLEXÃO ACERCA DA DUALIDADE EDUCACIONAL NAS PROPOSTAS EDUCATIVAS DA BURGUESIA DE UM LADO, E DE OUTRO A PROPOSTA EDUCATIVA PENSADA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA, COMO É O CASO DAQUELA PENSADA POR ANTONIO GRAMSCI. EMBORA, DE ACORDO COM A ONTOLOGIA MARXIANA-LUKACSIANA O COMPLEXO SOCIAL DA EDUCAÇÃO TENHA UMA FUNÇÃO ONTOLÓGICA DE TRANSMITIR ÀS GERAÇÕES FUTURAS O CONHECIMENTO HISTORICAMENTE PRODUZIDO PELA HUMANIDADE, NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA A EDUCAÇÃO DESEMBOCA NUM MODELO DUALISTA, UMA PARA A CLASSE DOMINANTE E OUTRA PARA A CLASSE TRABALHADORA. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE TRABALHO FOI A PESQUISA TEÓRICO BIBLIOGRÁFICA DA OBRA DO PRÓPRIO GRAMSCI E DE ALGUNS DE SEUS INTÉRPRETES, COMO MARCOS DEL ROIO E PAOLO NOSELLA. TENDO COMO REFERÊNCIA PARA NOSSAS ANÁLISES A ONTOLOGIA MARXIANA E OS PRESSUPOSTOS DA FILOSOFIA GRAMSCIANA, ENTENDEMOS QUE APENAS NUM MODELO DE EDUCAÇÃO QUE VISE A EMANCIPAÇÃO HUMANA, OU SEJA, UMA TENTATIVA DE AFIRMAÇÃO DA CENTRALIDADE DO TRABALHO, QUE VEM SENDO, ESPECIALMENTE NOS ÚLTIMOS TEMPOS, RECHAÇADA PELA CLASSE DOMINANTE, QUE NEGA A PRODUÇÃO DA RIQUEZA SEJA TAREFA PRECÍPUA DA CLASSE TRABALHADORA.