OS JOGOS COMO METODOLOGIA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ATUALMENTE, VÊM GANHANDO ESPAÇO DENTRO DE NOSSAS ESCOLAS, NUMA TENTATIVA DE TRAZER O LÚDICO PARA DENTRO DA SALA DE AULA. A PRESENTE PESQUISA SURGIU DE UM PROJETO MAIS AMPLO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA CURSADA NO PERÍODO LETIVO 2018.2. PARA EXECUÇÃO DESSE TRABALHO INTERVENCIONISTA E DE CARÁTER SISTEMÁTICO OPTOU-SE POR USAR A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, UMA VEZ QUE FOI TRABALHADO ASPECTOS QUE ENVOLVEM CRENÇAS, SIGNIFICADOS, EMOÇÕES E COMPREENSÕES. DESSE MODO, O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA FOI UTILIZAR O LÚDICO (JOGOS E TEATRO) COMO METODOLOGIA AUXILIAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS MATEMÁTICAS, PARA PRODUÇÃO DE NOVOS SIGNIFICADOS. PARA TANTO, APLICOU-SE O PROJETO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE 6º ANO, ANALISANDO POSTERIORMENTE A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM QUESTÃO POR UMA ENTREVISTA FEITA AOS ALUNOS. A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO E DA ENTREVISTA DE SATISFAÇÃO DO MESMO CONSTATOU-SE QUE AS EXPERIÊNCIAS LÚDICAS ENRIQUECEM O UNIVERSO DA CRIANÇA, QUE AO INCORPORAR REPRESENTAÇÕES DA REALIDADE, DA FANTASIA, EXPERIMENTAM NOVAS HABILIDADES, AVANÇANDO PARA NOVAS ETAPAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.