O CONHECIMENTO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO DOS ALUNOS AUXILIA NA CRIAÇÃO E ADOÇÃO DE AÇÕES QUE POSSIBILITEM MELHORIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO AVALIAR A INFLUÊNCIA DOS FATORES DE ORDEM ACADÊMICA (PROJETO PEDAGÓGICO, CURRÍCULO E PLANO DE ENSINO) SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL. APLICOU-SE A PESQUISA EMPÍRICA, E FORAM EMPREGADOS OS TESTES DE KRUSKAL-WALLIS E DE MANN-WHITNEY. ATRAVÉS DOS RESULTADOS, CONCLUIU-SE QUE A APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO PLANO DE ENSINO COM OS PROFESSORES INFLUENCIARAM NO DESEMPENHO DOS ALUNOS. ALÉM DISSO, O CONCEITO E O NÍVEL DE EXIGÊNCIA DO CURSO CONSIDERADOS PELOS ALUNOS IMPACTARAM NA SUA PERFORMANCE. TAMBÉM SE OBSERVA QUE A AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO E DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO INFLUENCIARAM NO DESEMPENHO.