O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL SURGE ANTES DA CHAMADA FORMAÇÃO INICIAL, POIS, DESENVOLVE-SE DESDE A EXISTÊNCIA DO INDIVÍDUO, CONSTRUÍDA A PARTIR DE CADA EXPERIÊNCIA QUE ELE OBTEVE AO LONGO DA VIDA, PROSSEGUINDO NA FORMAÇÃO INICIAL E DANDO CONTINUIDADE POR TODA SUA CARREIRA DOCENTE. O PRESENTE ESTUDO APRESENTA COMO OBJETIVO ELENCAR OS ELEMENTOS QUE ESTÃO MAIS PRESENTES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE PROFISSIONAL E QUE CONTRIBUEM DE FORMA MAIS SIGNIFICATIVA NA ETAPA DE CRESCIMENTO E CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DENTRO DA UNIVERSIDADE. O ESTUDO SURGE A PARTIR DA GRANDE INQUIETAÇÃO DESPERTADA PELAS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS QUE A UNIVERSIDADE TRAZ EM SEUS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. NOS RESULTADOS DO ESTUDO APRESENTAM-SE OS ELEMENTOS MAIS CONTRIBUINTES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E ALGUMAS DAS EVIDÊNCIAS QUE SÃO DEFENDIDAS COMO ELEMENTOS SIGNIFICATIVOS PARA CONTRIBUIR NESTA CONSTRUÇÃO. DENTRE ESTES RESULTADOS FORAM EVIDENCIADOS OS SABERES DA EXPERIÊNCIA, OS SABERES DA DOCÊNCIA, QUE SÃO DIVIDIDOS EM A EXPERIÊNCIA, O CONHECIMENTO E OS SABERES PEDAGÓGICOS E AS EXPERIÊNCIAS SOCIOCORPORAIS, ONDE AO LONGO DO ESTUDO ESTES RESULTADOS SÃO DISCUTIDOS E DIALOGADOS ENTRE SI FUNDAMENTADO POR SEUS AUTORES. ASSIM, PERCEBE-SE A POSSÍVEL RELAÇÃO DOS SABERES EVIDENCIADOS COM AS EXPERIÊNCIAS QUE SÃO OPORTUNIZADAS AO INDIVÍDUO AO LONGO DA VIDA, EXPLANANDO ASSIM QUE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE VAI ALÉM DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM SUA FORMAÇÃO INICIAL.