O PRESENTE TRABALHO TRATA DA IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR JOGOS COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA. SENDO CONSIDERANDO UM RECURSO PEDAGÓGICO QUE AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, POIS CRIA SITUAÇÕES QUE PERMITEM AO ALUNO DESENVOLVE MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ESTIMULANDO A SUA CRIATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO. ASSIM, TEMOS A SUA UTILIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA OU FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM QUE FAVORECERÁ O ENSINO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. DESSA FORMA BUSCAMOS, ENTÃO, APRESENTAR AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E INSPIRAR OS PROFESSORES A INCLUÍREM OS JOGOS DIDÁTICOS APROPRIADOS EM SUAS AULAS PARA MELHORAR A QUALIDADE ENSINO. PARA FUNDAMENTAR ESSE TRABALHO TOMAMOS COMO REFERENCIA OS TEXTOS DE AUTORES QUE INTENSIFICARAM ESTUDOS NO CAMPO DE PESQUISA SOBRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS PROPOSTA PELO TEÓRICO GUY BROUSSEAU (1986) E TAMBÉM DAS TEORIAS DE VIGOSTKI QUE DEU SUPORTE NAS IDEIAS DE BROSSEAU. E COMO RESULTADO, ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO ACERCA DA NECESSIDADE DE INSERIR O LÚDICO, EM QUE O JOGO APRESENTA-SE COMO FERRAMENTA FACILITADORA, NAS AULAS DE MATEMÁTICA A FIM QUE ESTE VIABILIZE A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ESCOLARES DE MANEIRA MAIS SIGNIFICATIVA.