O CONTEXTO HISTÓRICO DAS MULHERES NA SOCIEDADE, EM ESPECIAL NO BRASIL, DEMONSTRA O QUANTO AS CONDIÇÕES DE IGUALDADE, DIREITOS CIVIS E ACESSO À ESCOLARIDADE TARDARAM A SE EFETIVAR PARA AS MESMAS, QUE AINDA NA ATUALIDADE LUTAM POR DIREITOS AINDA BÁSICOS. NOSSO INTERESSE EM ESTUDAR SOBRE MULHERES, ESPECIFICAMENTE NO CAMPO ACADÊMICO, MOTIVOU A PRODUÇÃO DESSE TRABALHO QUE TEM COMO OBJETIVO A APRESENTAR OS PERCALÇOS E DADOS SOBRE O QUE AS MULHERES VIVENCIAM PARA ENTRAR E PERMANECER NO ENSINO SUPERIOR. NOSSO LÓCUS DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE REFERE-SE À UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), NO CURSO DE PEDAGOGIA, DO QUAL SOMOS ESTUDANTES E REPRESENTANTES DO CENTRO ACADÊMICO. O PROCESSO METODOLÓGICO SE ESTRUTURA A PARTIR DA PARTILHA DE DIFICULDADES E PROBLEMÁTICAS DE ALUNAS DO CURSO, ALIADA ÀS DISCUSSÕES TEÓRICAS DE ESTUDIOSAS COMO A FILÓSOFA E MILITANTE DA CAUSA FEMINISTA MARCIA TIBURI (2018), A ATIVISTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO MALALA YOUSAFZAI (2013) E OS DADOS DE INSTITUIÇÕES DE PESQUISAS COMO O INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA (IPEA), PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ) E O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). CONCLUÍMOS QUE É RELEVANTE PARA O CENÁRIO EDUCACIONAL DAR VISIBILIDADE AOS DEBATES QUE ENVOLVAM IGUALDADE DE GÊNERO E POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.