Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A FEMINILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A BUSCA PELA EQUIDADE DE GÊNEROS NO BRASIL

Palavra-chaves: MULHERES, EDUCAÇÃO SUPERIOR, IGUALDADE, PERMANÊNCIA Comunicação Oral (CO) AT 33: Educação
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57364
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 611
    "inscrito_id" => 1331
    "titulo" => "A FEMINILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A BUSCA PELA EQUIDADE DE GÊNEROS NO BRASIL"
    "resumo" => "O CONTEXTO HISTÓRICO DAS MULHERES NA SOCIEDADE, EM ESPECIAL NO BRASIL, DEMONSTRA O QUANTO AS CONDIÇÕES DE IGUALDADE, DIREITOS CIVIS E ACESSO À ESCOLARIDADE TARDARAM A SE EFETIVAR PARA AS MESMAS, QUE AINDA NA ATUALIDADE LUTAM POR DIREITOS AINDA BÁSICOS. NOSSO INTERESSE EM ESTUDAR SOBRE MULHERES, ESPECIFICAMENTE NO CAMPO ACADÊMICO, MOTIVOU A PRODUÇÃO DESSE TRABALHO QUE TEM COMO OBJETIVO A APRESENTAR OS PERCALÇOS E DADOS SOBRE O QUE AS MULHERES VIVENCIAM PARA ENTRAR E PERMANECER NO ENSINO SUPERIOR. NOSSO LÓCUS DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE REFERE-SE À UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), NO CURSO DE PEDAGOGIA, DO QUAL SOMOS ESTUDANTES E REPRESENTANTES DO CENTRO ACADÊMICO. O PROCESSO METODOLÓGICO SE ESTRUTURA A PARTIR DA PARTILHA DE DIFICULDADES E PROBLEMÁTICAS DE ALUNAS DO CURSO, ALIADA ÀS DISCUSSÕES TEÓRICAS DE ESTUDIOSAS COMO A FILÓSOFA E MILITANTE DA CAUSA FEMINISTA MARCIA TIBURI (2018), A ATIVISTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO MALALA YOUSAFZAI (2013) E OS DADOS DE INSTITUIÇÕES DE PESQUISAS COMO O INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA (IPEA), PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ) E O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). CONCLUÍMOS QUE É RELEVANTE PARA O CENÁRIO EDUCACIONAL DAR VISIBILIDADE AOS DEBATES QUE ENVOLVAM IGUALDADE DE GÊNERO E POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "MULHERES, EDUCAÇÃO SUPERIOR, IGUALDADE, PERMANÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA70_ID1331_23082019175701.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ZAIMA BONFIM MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "ZAIMA BONFIM"
    "autor_email" => "maria.zaima@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57364
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 611
    "inscrito_id" => 1331
    "titulo" => "A FEMINILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A BUSCA PELA EQUIDADE DE GÊNEROS NO BRASIL"
    "resumo" => "O CONTEXTO HISTÓRICO DAS MULHERES NA SOCIEDADE, EM ESPECIAL NO BRASIL, DEMONSTRA O QUANTO AS CONDIÇÕES DE IGUALDADE, DIREITOS CIVIS E ACESSO À ESCOLARIDADE TARDARAM A SE EFETIVAR PARA AS MESMAS, QUE AINDA NA ATUALIDADE LUTAM POR DIREITOS AINDA BÁSICOS. NOSSO INTERESSE EM ESTUDAR SOBRE MULHERES, ESPECIFICAMENTE NO CAMPO ACADÊMICO, MOTIVOU A PRODUÇÃO DESSE TRABALHO QUE TEM COMO OBJETIVO A APRESENTAR OS PERCALÇOS E DADOS SOBRE O QUE AS MULHERES VIVENCIAM PARA ENTRAR E PERMANECER NO ENSINO SUPERIOR. NOSSO LÓCUS DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE REFERE-SE À UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), NO CURSO DE PEDAGOGIA, DO QUAL SOMOS ESTUDANTES E REPRESENTANTES DO CENTRO ACADÊMICO. O PROCESSO METODOLÓGICO SE ESTRUTURA A PARTIR DA PARTILHA DE DIFICULDADES E PROBLEMÁTICAS DE ALUNAS DO CURSO, ALIADA ÀS DISCUSSÕES TEÓRICAS DE ESTUDIOSAS COMO A FILÓSOFA E MILITANTE DA CAUSA FEMINISTA MARCIA TIBURI (2018), A ATIVISTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO MALALA YOUSAFZAI (2013) E OS DADOS DE INSTITUIÇÕES DE PESQUISAS COMO O INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA (IPEA), PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ) E O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). CONCLUÍMOS QUE É RELEVANTE PARA O CENÁRIO EDUCACIONAL DAR VISIBILIDADE AOS DEBATES QUE ENVOLVAM IGUALDADE DE GÊNERO E POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "MULHERES, EDUCAÇÃO SUPERIOR, IGUALDADE, PERMANÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA70_ID1331_23082019175701.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ZAIMA BONFIM MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "ZAIMA BONFIM"
    "autor_email" => "maria.zaima@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

O CONTEXTO HISTÓRICO DAS MULHERES NA SOCIEDADE, EM ESPECIAL NO BRASIL, DEMONSTRA O QUANTO AS CONDIÇÕES DE IGUALDADE, DIREITOS CIVIS E ACESSO À ESCOLARIDADE TARDARAM A SE EFETIVAR PARA AS MESMAS, QUE AINDA NA ATUALIDADE LUTAM POR DIREITOS AINDA BÁSICOS. NOSSO INTERESSE EM ESTUDAR SOBRE MULHERES, ESPECIFICAMENTE NO CAMPO ACADÊMICO, MOTIVOU A PRODUÇÃO DESSE TRABALHO QUE TEM COMO OBJETIVO A APRESENTAR OS PERCALÇOS E DADOS SOBRE O QUE AS MULHERES VIVENCIAM PARA ENTRAR E PERMANECER NO ENSINO SUPERIOR. NOSSO LÓCUS DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE REFERE-SE À UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), NO CURSO DE PEDAGOGIA, DO QUAL SOMOS ESTUDANTES E REPRESENTANTES DO CENTRO ACADÊMICO. O PROCESSO METODOLÓGICO SE ESTRUTURA A PARTIR DA PARTILHA DE DIFICULDADES E PROBLEMÁTICAS DE ALUNAS DO CURSO, ALIADA ÀS DISCUSSÕES TEÓRICAS DE ESTUDIOSAS COMO A FILÓSOFA E MILITANTE DA CAUSA FEMINISTA MARCIA TIBURI (2018), A ATIVISTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO MALALA YOUSAFZAI (2013) E OS DADOS DE INSTITUIÇÕES DE PESQUISAS COMO O INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA (IPEA), PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ) E O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). CONCLUÍMOS QUE É RELEVANTE PARA O CENÁRIO EDUCACIONAL DAR VISIBILIDADE AOS DEBATES QUE ENVOLVAM IGUALDADE DE GÊNERO E POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.