Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

“COMO EU ME SINTO QUANDO”: A DIDÁTICA E OS ESTEREÓTIPOS DOCENTES NA VISÃO DE PROFESSORES(AS) EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSOR(A), ENSINO, APRENDIZAGEM, ESTEREÓTIPOS Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57342
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 127
    "inscrito_id" => 1053
    "titulo" => "“COMO EU ME SINTO QUANDO”: A DIDÁTICA E OS ESTEREÓTIPOS DOCENTES NA VISÃO DE PROFESSORES(AS) EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "AS DIDÁTICAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES EXERCEM INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO(A), POIS POR MEIO DESTAS SÃO ESTABELECIDOS REPRESENTAÇÕES E ESTEREÓTIPOS À PRÁTICA DOCENTE DESENVOLVIDA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPOR CARACTERÍSTICAS DIDÁTICAS QUE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IDENTIFICAM COMO INFLUENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR  DE 10 PERFIS DESTACADOS DE 2 VÍDEOS INTITULADOS COMO: TIPOS DE PROFESSORES 1 E 2, DISPONÍVEL NA INTERNET. PARA TAL, FORAM REALIZADAS 10 ENTREVISTAS PARA IDENTIFICAR SE ESSES ESTEREÓTIPOS SÃO RECONHECIDOS E SE HÁ INFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS EXIBIDAS NO VÍDEO NA FORMAÇÃO DOCENTE, ALÉM DE IDENTIFICAR COMO OS/AS LICENCIANDOS/AS EM FORMAÇÃO CLASSIFICAM A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA FUNÇÃO.  OS RESULTADOS MOSTRAM QUE TODOS OS TIPOS ESTEREOTIPADOS DE PROFESSORES(AS) FORAM RECONHECIDOS PELOS ENTREVISTADOS/AS, E CARACTERIZADOS DE ACORDO COM A EXPERIÊNCIA DOS MESMOS. ALGUNS TIPOS DE PROFESSORES(AS), COMO POR EXEMPLO, O(A) PROFESSOR(A) LEITOR(A), FORAM TIDOS COMO UMA INFLUÊNCIA MENOS RELEVANTE NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS(AS) DISCENTES. EM CONTRAPARTIDA, PROFESSORES CLASSIFICADOS COMO PARTICIPATIVO(A), FORAM AVALIADOS POSITIVAMENTE, COM UMA DIDÁTICA ADEQUADA PARA O APRENDIZADO DOS/AS DISCENTES. EM SÍNTESE, OBSERVAMOS QUE HÁ O RECONHECIMENTO DE DETERMINADAS DIDÁTICAS COMO REFERÊNCIAS A SEGUIR NA FUTURA ATUAÇÃO DOCENTE. DESTE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO A ARTICULAÇÃO DESSES ESTEREÓTIPOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, A FIM DESTES CONSTRUÍREM SABERES A RESPEITO DO SER PROFESSOR(A)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR(A), ENSINO, APRENDIZAGEM, ESTEREÓTIPOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1053_16062019222136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA SANTOS SANTANA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA SANTANA"
    "autor_email" => "valeriasantana574@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57342
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 127
    "inscrito_id" => 1053
    "titulo" => "“COMO EU ME SINTO QUANDO”: A DIDÁTICA E OS ESTEREÓTIPOS DOCENTES NA VISÃO DE PROFESSORES(AS) EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "AS DIDÁTICAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES EXERCEM INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO(A), POIS POR MEIO DESTAS SÃO ESTABELECIDOS REPRESENTAÇÕES E ESTEREÓTIPOS À PRÁTICA DOCENTE DESENVOLVIDA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPOR CARACTERÍSTICAS DIDÁTICAS QUE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IDENTIFICAM COMO INFLUENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR  DE 10 PERFIS DESTACADOS DE 2 VÍDEOS INTITULADOS COMO: TIPOS DE PROFESSORES 1 E 2, DISPONÍVEL NA INTERNET. PARA TAL, FORAM REALIZADAS 10 ENTREVISTAS PARA IDENTIFICAR SE ESSES ESTEREÓTIPOS SÃO RECONHECIDOS E SE HÁ INFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS EXIBIDAS NO VÍDEO NA FORMAÇÃO DOCENTE, ALÉM DE IDENTIFICAR COMO OS/AS LICENCIANDOS/AS EM FORMAÇÃO CLASSIFICAM A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA FUNÇÃO.  OS RESULTADOS MOSTRAM QUE TODOS OS TIPOS ESTEREOTIPADOS DE PROFESSORES(AS) FORAM RECONHECIDOS PELOS ENTREVISTADOS/AS, E CARACTERIZADOS DE ACORDO COM A EXPERIÊNCIA DOS MESMOS. ALGUNS TIPOS DE PROFESSORES(AS), COMO POR EXEMPLO, O(A) PROFESSOR(A) LEITOR(A), FORAM TIDOS COMO UMA INFLUÊNCIA MENOS RELEVANTE NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS(AS) DISCENTES. EM CONTRAPARTIDA, PROFESSORES CLASSIFICADOS COMO PARTICIPATIVO(A), FORAM AVALIADOS POSITIVAMENTE, COM UMA DIDÁTICA ADEQUADA PARA O APRENDIZADO DOS/AS DISCENTES. EM SÍNTESE, OBSERVAMOS QUE HÁ O RECONHECIMENTO DE DETERMINADAS DIDÁTICAS COMO REFERÊNCIAS A SEGUIR NA FUTURA ATUAÇÃO DOCENTE. DESTE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO A ARTICULAÇÃO DESSES ESTEREÓTIPOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, A FIM DESTES CONSTRUÍREM SABERES A RESPEITO DO SER PROFESSOR(A)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR(A), ENSINO, APRENDIZAGEM, ESTEREÓTIPOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1053_16062019222136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALÉRIA SANTOS SANTANA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALÉRIA SANTANA"
    "autor_email" => "valeriasantana574@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

AS DIDÁTICAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES EXERCEM INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO(A), POIS POR MEIO DESTAS SÃO ESTABELECIDOS REPRESENTAÇÕES E ESTEREÓTIPOS À PRÁTICA DOCENTE DESENVOLVIDA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPOR CARACTERÍSTICAS DIDÁTICAS QUE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS IDENTIFICAM COMO INFLUENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DE 10 PERFIS DESTACADOS DE 2 VÍDEOS INTITULADOS COMO: TIPOS DE PROFESSORES 1 E 2, DISPONÍVEL NA INTERNET. PARA TAL, FORAM REALIZADAS 10 ENTREVISTAS PARA IDENTIFICAR SE ESSES ESTEREÓTIPOS SÃO RECONHECIDOS E SE HÁ INFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS EXIBIDAS NO VÍDEO NA FORMAÇÃO DOCENTE, ALÉM DE IDENTIFICAR COMO OS/AS LICENCIANDOS/AS EM FORMAÇÃO CLASSIFICAM A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA FUNÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE TODOS OS TIPOS ESTEREOTIPADOS DE PROFESSORES(AS) FORAM RECONHECIDOS PELOS ENTREVISTADOS/AS, E CARACTERIZADOS DE ACORDO COM A EXPERIÊNCIA DOS MESMOS. ALGUNS TIPOS DE PROFESSORES(AS), COMO POR EXEMPLO, O(A) PROFESSOR(A) LEITOR(A), FORAM TIDOS COMO UMA INFLUÊNCIA MENOS RELEVANTE NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS(AS) DISCENTES. EM CONTRAPARTIDA, PROFESSORES CLASSIFICADOS COMO PARTICIPATIVO(A), FORAM AVALIADOS POSITIVAMENTE, COM UMA DIDÁTICA ADEQUADA PARA O APRENDIZADO DOS/AS DISCENTES. EM SÍNTESE, OBSERVAMOS QUE HÁ O RECONHECIMENTO DE DETERMINADAS DIDÁTICAS COMO REFERÊNCIAS A SEGUIR NA FUTURA ATUAÇÃO DOCENTE. DESTE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO A ARTICULAÇÃO DESSES ESTEREÓTIPOS COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, A FIM DESTES CONSTRUÍREM SABERES A RESPEITO DO SER PROFESSOR(A).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.