O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA REALIZADA FOI O DE AVALIAR A POTENCIALIDADE DO GÊNERO CHARGE COMO RECURSO PEDAGÓGICO-DIDÁTICO PARA A ABORDAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS E DE VALORES MORAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO E UMA SELEÇÃO DE CHARGES QUE VINCULAM TEMÁTICAS ASSOCIADAS A CONTEÚDOS QUÍMICOS TRADICIONALMENTE ABORDADOS NA QUÍMICA ORGÂNICA. DEPOIS, PROCEDEU-SE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE CINCO CHARGES JUNTO A LICENCIANDOS EM QUÍMICA. VERIFICOU-SE QUE O CONJUNTO DE CHARGES SELECIONADO EXIBE UM TEOR CRÍTICO-HUMORÍSTICO AMBIENTADO EM DIFERENTES TEMÁTICAS E, APESAR DE ALGUMAS TEREM SIDO PUBLICADAS HÁ ALGUNS ANOS, AINDA TRAZEM TEMAS BASTANTE ATUAIS. TAMBÉM SE CONSTATOU QUE OS LICENCIANDOS APRESENTARAM UMA DIFICULDADE NA LEITURA E NA COMPREENSÃO DAS CHARGES. MESMO TENDO SIDO REALIZADAS ASSOCIAÇÕES ADEQUADAS EM ALGUMAS DAS TEMÁTICAS, OS RESULTADOS MOSTRARAM BAIXA VINCULAÇÃO EM RELAÇÃO A CONCEITOS QUÍMICOS E VALORES. OS DADOS RATIFICAM A IDEIA DE QUE É PRECISO SER CAPAZ DE COMPREENDER O JOGO DE PALAVRAS E IMAGENS QUE PERMEIAM ESSE TIPO DE GÊNERO TEXTUAL. ALÉM DISSO, OS RESULTADOS TAMBÉM CONTRIBUEM PARA REFORÇAR OS POSICIONAMENTOS DE QUE A POSTURA CRÍTICA ALMEJADA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NÃO SURGE AUTOMATICAMENTE, ELA PRECISA SER ENSINADA E INCENTIVADA PELOS PROFESSORES FORMADORES.