O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, FOI IMPLANTADO NO CAMPUS CARUARU (UFPE–CAA) EM 2011, COM OBJETIVO DE ELEVAR A QUALIDADE NO ENSINO A PARTIR DA INTEGRAÇÃO ENTRE AS ESCOLAS PÚBLICAS E A UNIVERSIDADE PARA ALÉM DE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA. O SUBPROJETO É DESENVOLVIDO NA EREM ESCOLA NICANOR SOUTO MAIOR E VEM SENDO ABORDANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE CARÁTER INOVADOR, TRABALHANDO DE UMA FORMA CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR OS CONCEITOS QUÍMICOS. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO BUSCA MOSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DIANTE SUA FORMAÇÃO INICIAL E COMO FUTURO PROFESSOR. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS BOLSISTAS QUE ATUAM OU JÁ ATUARAM NO PROGRAMA E OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO, NO QUAL OS BOLSISTAS PARTICIPANTES REFLETIRAM ENQUANTO SUAS PARTICIPAÇÕES NO PROGRAMA.