Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA EM MEADOS DO SÉCULO XX: NARRATIVAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS

Palavra-chaves: CONTEÚDO DE MATEMÁTICA, NARRATIVAS, PROFESSORAS APOSENTADAS Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56683
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 502
    "inscrito_id" => 1201
    "titulo" => "CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA EM MEADOS DO SÉCULO XX: NARRATIVAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DISCUTE OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA TRABALHADOS NAS DÉCADAS 40-50, SÉCULO XX, COMO TAMBÉM, SUA ABORDAGEM REALIZADA NO EXAME DE ADMISSÃO. EVIDENCIADO PELAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS IDOSAS APOSENTADAS NO ESTADO DO CEARÁ. AS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES QUE DISCUTEM NARRATIVAS DE PROFESSORAS PEDAGOGAS, O EXAME DE ADMISSÃO E SEU SIGNIFICADO COM ANÁLISE NO CONTEÚDO MATEMÁTICO E O LIVRO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE ADMISSÃO, SUSTENTAM ESTA DISCUSSÃO NORTEADA PELA ABORDAGEM QUALITATIVA INTERPRETATIVA DAS SUAS INFORMAÇÕES E DAS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS. OS RESULTADOS REVELAM QUE O CONTEÚDO MATEMÁTICO NO LIVRO DE ADMISSÃO TINHA UMA ABORDAGEM TRADICIONAL CARACTERIZADA PELA DEFINIÇÃO DO CONTEÚDO, SEM ILUSTRAÇÃO PARA FACILITAR A COMPREENSÃO. A MAIORIA DAS QUESTÕES TAMBÉM SEGUIA UM PADRÃO DESCONTEXTUALIZADO, PRIORIZANDO MUITAS VEZES OS COMANDOS: EFETUE, CALCULE, DEFINA, ENTRE OUTRAS ABORDAGENS SIMPLIFICADAS E DESANEXADAS DO COTIDIANO, RESQUÍCIOS AINDA PRESENTES EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "CONTEÚDO DE MATEMÁTICA, NARRATIVAS, PROFESSORAS APOSENTADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1201_01072019195404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CALDAS DE FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA CALDAS"
    "autor_email" => "fatimaufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56683
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 502
    "inscrito_id" => 1201
    "titulo" => "CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA EM MEADOS DO SÉCULO XX: NARRATIVAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DISCUTE OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA TRABALHADOS NAS DÉCADAS 40-50, SÉCULO XX, COMO TAMBÉM, SUA ABORDAGEM REALIZADA NO EXAME DE ADMISSÃO. EVIDENCIADO PELAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS IDOSAS APOSENTADAS NO ESTADO DO CEARÁ. AS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES QUE DISCUTEM NARRATIVAS DE PROFESSORAS PEDAGOGAS, O EXAME DE ADMISSÃO E SEU SIGNIFICADO COM ANÁLISE NO CONTEÚDO MATEMÁTICO E O LIVRO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE ADMISSÃO, SUSTENTAM ESTA DISCUSSÃO NORTEADA PELA ABORDAGEM QUALITATIVA INTERPRETATIVA DAS SUAS INFORMAÇÕES E DAS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS. OS RESULTADOS REVELAM QUE O CONTEÚDO MATEMÁTICO NO LIVRO DE ADMISSÃO TINHA UMA ABORDAGEM TRADICIONAL CARACTERIZADA PELA DEFINIÇÃO DO CONTEÚDO, SEM ILUSTRAÇÃO PARA FACILITAR A COMPREENSÃO. A MAIORIA DAS QUESTÕES TAMBÉM SEGUIA UM PADRÃO DESCONTEXTUALIZADO, PRIORIZANDO MUITAS VEZES OS COMANDOS: EFETUE, CALCULE, DEFINA, ENTRE OUTRAS ABORDAGENS SIMPLIFICADAS E DESANEXADAS DO COTIDIANO, RESQUÍCIOS AINDA PRESENTES EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "CONTEÚDO DE MATEMÁTICA, NARRATIVAS, PROFESSORAS APOSENTADAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1201_01072019195404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CALDAS DE FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA CALDAS"
    "autor_email" => "fatimaufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO DISCUTE OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA TRABALHADOS NAS DÉCADAS 40-50, SÉCULO XX, COMO TAMBÉM, SUA ABORDAGEM REALIZADA NO EXAME DE ADMISSÃO. EVIDENCIADO PELAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS IDOSAS APOSENTADAS NO ESTADO DO CEARÁ. AS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES QUE DISCUTEM NARRATIVAS DE PROFESSORAS PEDAGOGAS, O EXAME DE ADMISSÃO E SEU SIGNIFICADO COM ANÁLISE NO CONTEÚDO MATEMÁTICO E O LIVRO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE ADMISSÃO, SUSTENTAM ESTA DISCUSSÃO NORTEADA PELA ABORDAGEM QUALITATIVA INTERPRETATIVA DAS SUAS INFORMAÇÕES E DAS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS. OS RESULTADOS REVELAM QUE O CONTEÚDO MATEMÁTICO NO LIVRO DE ADMISSÃO TINHA UMA ABORDAGEM TRADICIONAL CARACTERIZADA PELA DEFINIÇÃO DO CONTEÚDO, SEM ILUSTRAÇÃO PARA FACILITAR A COMPREENSÃO. A MAIORIA DAS QUESTÕES TAMBÉM SEGUIA UM PADRÃO DESCONTEXTUALIZADO, PRIORIZANDO MUITAS VEZES OS COMANDOS: EFETUE, CALCULE, DEFINA, ENTRE OUTRAS ABORDAGENS SIMPLIFICADAS E DESANEXADAS DO COTIDIANO, RESQUÍCIOS AINDA PRESENTES EM ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.