O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização em educação Infantil/UFPI. Partindo de nossa experiência ao longo dos dez anos de magistério que as ações desenvolvidas por alguns profissionais de Educação infantil, em geral, dão pouca ênfase as atividades lúdicas, principalmente em colocar os jogos como prioridade nas atividades de ensino aprendizagem dos conteúdos da matemática é que sentimos a necessidade de investigar essa temática na escola que atualmente trabalhamos. Desta forma, realizamos uma investigação com objetivo de pesquisar como vem sendo trabalhado o pensamento lógico matemático nas práticas pedagógicas dos professores de educação infantil do Centro de Atendimento a Criança e ao Adolescente CAIC-Escola da rede municipal de ensino de Parnaíba do Estado do Piauí. Os instrumentos utilizados para desenvolver este trabalho foram: questionários, seguidos de filmagem e observação, o tipo de pesquisa foi qualitativa. Os principais teóricos citados na pesquisa foram Kishimoto (2010), Smole (2000), Aguiar (2004) Santos (2000). O que se pretendeu com essa pesquisa foi instigar a prática dos professores sobre o trabalho com os jogos e brincadeiras, apontando a necessidade de que sejam mais priorizados enquanto fontes de aprendizagem e prazer nas escolas de crianças pequenas, visto que são capazes de desenvolver o conhecimento da criança em toda sua potencialidade. Dentre os resultados obtidos, encontramos que a maior dificuldade das professoras no desenvolvimento do ensino da matemática está na fragilidade no aspecto teórico, isto é, na articulação teoria e prática que melhor favoreça o êxito na prática.