Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA.

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO, FÍSICA Comunicação Oral (CO) AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57252
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 824
    "inscrito_id" => 1886
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA."
    "resumo" => "NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS SE TORNA CADA DIA MAIS RECORRENTE SENDO UTILIZADAS DE DIVERSAS MANEIRAS, PROPORCIONANDO MAIOR PRATICIDADE NAS ATIVIDADES HUMANAS. EM MEIO ÀS DIVERSAS ATRIBUIÇÕES, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS TAMBÉM FAVORECEM AS PRÁTICAS DOCENTES, CONTRIBUINDO NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS EM AULA. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVIDA COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, MOSTRAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E A UTILIDADE DESSAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), NA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA. PARA ISSO, FORAM APRESENTADOS PROGRAMAS DE SIMULAÇÃO, JOGOS E OFERTADA UMA OFICINA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DISPOSITIVAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE FÍSICA. NO QUE SE REFERE À OFICINA, OS ALUNOS PREENCHERAM UM QUESTIONÁRIO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS, QUE SERVIRAM COMO BASE PARA ORIENTAR A ABORDAGEM . A PARTIR DESSE QUESTIONÁRIO, PERCEBEU-SE QUE A MAIORIA DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NÃO TINHAM MUITO CONHECIMENTO SOBRE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. DURANTE A DISCIPLINA E A OFICINA, OS DISCENTES TIVERAM CONTATO COM JOGOS, PROGRAMAS DE SIMULAÇÃO E APLICATIVOS, APRENDERAM A UTILIZAR O GOOGLE FORMS, DENTRE OUTRAS ATIVIDADES. ATRAVÉS DESTA EXPERIÊNCIA, FOI POSSÍVEL PERCEBER COMO AS TECNOLOGIAS PODEM FACILITAR O APRENDIZADO, PODENDO SER UMA FERRAMENTA PARA SUAS FUTURAS METODOLOGIAS DE ENSINO COMO FUTURO PROFESSORES. A PARTIR DESTA PESQUISA, PERCEBE-SE QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA O AVANÇO DA EDUCAÇÃO, FACILITANDO A ABORDAGEM DO PROFESSOR E O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID1886_31072019141232.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETER STEPHEN FROTA WILLIAMS"
    "autor_nome_curto" => "PETER STEPHEN"
    "autor_email" => "peterfrotauni@outlook.pt"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57252
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 824
    "inscrito_id" => 1886
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA."
    "resumo" => "NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS SE TORNA CADA DIA MAIS RECORRENTE SENDO UTILIZADAS DE DIVERSAS MANEIRAS, PROPORCIONANDO MAIOR PRATICIDADE NAS ATIVIDADES HUMANAS. EM MEIO ÀS DIVERSAS ATRIBUIÇÕES, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS TAMBÉM FAVORECEM AS PRÁTICAS DOCENTES, CONTRIBUINDO NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS EM AULA. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVIDA COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, MOSTRAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E A UTILIDADE DESSAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), NA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA. PARA ISSO, FORAM APRESENTADOS PROGRAMAS DE SIMULAÇÃO, JOGOS E OFERTADA UMA OFICINA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DISPOSITIVAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE FÍSICA. NO QUE SE REFERE À OFICINA, OS ALUNOS PREENCHERAM UM QUESTIONÁRIO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS, QUE SERVIRAM COMO BASE PARA ORIENTAR A ABORDAGEM . A PARTIR DESSE QUESTIONÁRIO, PERCEBEU-SE QUE A MAIORIA DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NÃO TINHAM MUITO CONHECIMENTO SOBRE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. DURANTE A DISCIPLINA E A OFICINA, OS DISCENTES TIVERAM CONTATO COM JOGOS, PROGRAMAS DE SIMULAÇÃO E APLICATIVOS, APRENDERAM A UTILIZAR O GOOGLE FORMS, DENTRE OUTRAS ATIVIDADES. ATRAVÉS DESTA EXPERIÊNCIA, FOI POSSÍVEL PERCEBER COMO AS TECNOLOGIAS PODEM FACILITAR O APRENDIZADO, PODENDO SER UMA FERRAMENTA PARA SUAS FUTURAS METODOLOGIAS DE ENSINO COMO FUTURO PROFESSORES. A PARTIR DESTA PESQUISA, PERCEBE-SE QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA O AVANÇO DA EDUCAÇÃO, FACILITANDO A ABORDAGEM DO PROFESSOR E O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO, FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID1886_31072019141232.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETER STEPHEN FROTA WILLIAMS"
    "autor_nome_curto" => "PETER STEPHEN"
    "autor_email" => "peterfrotauni@outlook.pt"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS SE TORNA CADA DIA MAIS RECORRENTE SENDO UTILIZADAS DE DIVERSAS MANEIRAS, PROPORCIONANDO MAIOR PRATICIDADE NAS ATIVIDADES HUMANAS. EM MEIO ÀS DIVERSAS ATRIBUIÇÕES, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS TAMBÉM FAVORECEM AS PRÁTICAS DOCENTES, CONTRIBUINDO NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS EM AULA. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVIDA COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, MOSTRAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E A UTILIDADE DESSAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), NA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA. PARA ISSO, FORAM APRESENTADOS PROGRAMAS DE SIMULAÇÃO, JOGOS E OFERTADA UMA OFICINA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DISPOSITIVAS MÓVEIS PARA O ENSINO DE FÍSICA. NO QUE SE REFERE À OFICINA, OS ALUNOS PREENCHERAM UM QUESTIONÁRIO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS, QUE SERVIRAM COMO BASE PARA ORIENTAR A ABORDAGEM . A PARTIR DESSE QUESTIONÁRIO, PERCEBEU-SE QUE A MAIORIA DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NÃO TINHAM MUITO CONHECIMENTO SOBRE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. DURANTE A DISCIPLINA E A OFICINA, OS DISCENTES TIVERAM CONTATO COM JOGOS, PROGRAMAS DE SIMULAÇÃO E APLICATIVOS, APRENDERAM A UTILIZAR O GOOGLE FORMS, DENTRE OUTRAS ATIVIDADES. ATRAVÉS DESTA EXPERIÊNCIA, FOI POSSÍVEL PERCEBER COMO AS TECNOLOGIAS PODEM FACILITAR O APRENDIZADO, PODENDO SER UMA FERRAMENTA PARA SUAS FUTURAS METODOLOGIAS DE ENSINO COMO FUTURO PROFESSORES. A PARTIR DESTA PESQUISA, PERCEBE-SE QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA O AVANÇO DA EDUCAÇÃO, FACILITANDO A ABORDAGEM DO PROFESSOR E O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.