HÁ PROGRAMAS E PROJETOS QUE CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS LICENCIANDOS, SENDO UM DELES O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O PROFESSOR ORIENTADOR NÃO TEM O PODER DE ESCOLHER O ESPAÇO QUE A RP ESTARÁ FUTURAMENTE INCLUÍDA QUE, EM CONSEQUÊNCIA, CAUSA DIVERSAS DIFICULDADES POR INÚMEROS FATORES. PARA UM ENSINO COM QUALIDADE, EXISTE UM FATOR MUITO IMPORTANTE E INDISPENSÁVEL QUE É A ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA, ONDE NÃO TER UM AMBIENTE ESCOLAR BEM ESTRUTURADO IMPLICA NO MAU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E IMPOSSIBILITA UM TRABALHO BEM DESENVOLVIDO PELO DOCENTE. TER UMA BOA ESTRUTURA FÍSICA TORNA A SALA DE AULA, ENTRE OUTROS ESPAÇOS, MAIS CONFORTÁVEL PARA COMPARTILHAR OS CONHECIMENTOS, FACILITANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO PROFESSOR. COM ISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR SE A ESTRUTURA FÍSICA INFLUENCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS RESIDENTES, EM QUESTÃO, E DE QUE FORMA INFLUENCIA. DEPOIS DE ANALISADAS AS RESPOSTAS, PERCEBEU-SE QUE É NECESSÁRIO CRIAR POLÍTICAS PÚBLICAS ESPECÍFICAS PARA A MELHORIA DA ESTRUTURA FÍSICA E, CONSEQUENTEMENTE, A EDUCAÇÃO, QUE DEVEM SER PLANEJADAS E EXECUTADAS, A FIM DE SER GARANTIDA COM QUALIDADE.