AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) TÊM ATUADO COMO RECURSOS AUXILIARES CAPAZES DE COLABORAR COM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. É O CASO DO SOFTWARE CROCODILE CHEMISTRY, QUE PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS DIVERSOS FENÔMENOS ESTUDADOS NA QUÍMICA. DIANTE DESTAS QUESTÕES, ESTE TRABALHO DE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CONSTRUIR E AVALIAR UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO USO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL (LABORATÓRIO VIRTUAL DE QUÍMICA) PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS COM ESTUDANTES DO 1º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA. O PÚBLICO ALVO FORAM 40 ALUNOS. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO MISTO PARA QUE OS ESTUDANTES ANALISASSEM A PROPOSTA. OS RESULTADOS REVELAM QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AVALIARAM POSITIVAMENTE A PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DO USO DO SOFTWARE, O QUE CONTRIBUIU PARA DESPERTAR MOTIVAÇÃO E INTERESSE PELO ESTUDO DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.