A EDUCAÇÃO PRECISA ENFRENTAR O PROBLEMA DA GLOBALIZAÇÃO, DA FRAGILIDADE DOS LAÇOS SOCIAIS E DO IMPACTO DA TECNOLOGIA NO MUNDO DA VIDA. AS METODOLOGIAS ATIVAS DESPONTAM COMO UMA SOLUÇÃO VIÁVEL PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS, ATIVOS E SOLIDÁRIOS NO MUNDO ATUAL. SUPERANDO AS LIMITAÇÕES DA PEDAGOGIA TRADICIONAL, BASEADA NOS CONTEÚDOS, AS METODOLOGIAS ATIVAS SE CONCENTRAM NA REALIDADE DO ALUNO E NA PRÁXIS, ISTO É, NO APRENDER FAZENDO. É ESSE PROTAGONISMO REVELADO POR INTERMÉDIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PODEM SER POTENCIALIZADOS COM A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS DA EDUCOMUNICAÇÃO QUE PROMOVEM UM MOVIMENTO DINÂMICO EM QUE O ALUNO É IMERSO EM UM CONTEXTO NA SALA DE AULA, QUE DESENVOLVE AÇÕES CRÍTICAS E REFLEXIVAS DA REALIDADE SOCIAL POR INTERMÉDIO DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCOMUNICAÇÃO. DIANTE DESTE CENÁRIO, O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA MOSTRAR O LUGAR DA EDUCAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO E COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS, ALIADAS ÀS FERRAMENTAS DA EDUCOMUNICAÇÃO, PODEM SER IMPORTANTES NUM MUNDO CADA VEZ MAIS GLOBALIZADO E LÍQUIDO. POR FIM, A METODOLOGIA UTILIZADA É DE CUNHO QUALITATIVA, EM QUE FIZEMOS UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE A TEMÁTICA PROPOSTA.