O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE ENSINO DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE 1º ANO
DO ENSINO MÉDIO DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO LOCALIZADAS NA CIDADE DE MONTEIRO – PB, UMA
PERTENCENTE A REDE ESTADUAL E OUTRA A REDE FEDERAL. A PRÁTICA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A EFETIVIDADE DO
JOGO BINGO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA, BEM COMO DAS
EQUAÇÕES DE 1º GRAU. PARA ISSO, BUSCAMOS AO LONGO DO ESTUDO AVERIGUAR O DESEMPENHO MATEMÁTICO DOS
ALUNOS COM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DE TAL CONCEITOS MATEMÁTICOS, EVIDENCIADA AO LONGO DAS JOGADAS DO
BINGO. AS INTERVENÇÕES FORAM DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2019, CONSISTINDO EM UMA DAS ATIVIDADES DE PRÉ-
REQUISITOS DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. COM A EXPERIÊNCIA, CONTATOU-SE QUE O JOGO BINGO MATEMÁTICO
PODE FAVORECER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TAIS CONTEÚDOS, POIS O RECURSO PERMITIU MELHOR
ANALISAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS O QUE FAVORECEU PARA O TRABALHO E CONSEQUENTEMENTE A APRENDIZAGEM
DOS CONTEÚDOS. TODAVIA, APESAR DOS RESULTADOS POSITIVOS ALCANÇADOS, DESTACAMOS QUE É INDISPENSÁVEL
QUE OS ALUNOS BUSQUEM ALCANÇAR SUA APRENDIZAGEM E QUE TAMBÉM TENHAM UMA BOA BASE DE
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS.