Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DE EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU E AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES COM O AUXÍLIO DO JOGO BINGO MATEMÁTICO

Palavra-chaves: ÁLGEBRA, ARITMÉTICA, PRÁTICA DE ENSINO, JOGOS, JOGOS Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57018
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 250
    "inscrito_id" => 846
    "titulo" => """
      O ENSINO DE EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU E AS QUATRO \r\n
      OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA: \r\n
      POSSIBILIDADES COM O AUXÍLIO DO JOGO BINGO \r\n
      MATEMÁTICO
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE ENSINO DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE 1º ANO \r\n
      DO ENSINO MÉDIO DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO LOCALIZADAS NA CIDADE DE MONTEIRO – PB, UMA \r\n
      PERTENCENTE A REDE ESTADUAL E OUTRA A REDE FEDERAL. A PRÁTICA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A EFETIVIDADE DO \r\n
      JOGO BINGO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA, BEM COMO DAS \r\n
      EQUAÇÕES DE 1º GRAU. PARA ISSO, BUSCAMOS AO LONGO DO ESTUDO AVERIGUAR O DESEMPENHO MATEMÁTICO DOS \r\n
      ALUNOS COM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DE TAL CONCEITOS MATEMÁTICOS, EVIDENCIADA AO LONGO DAS JOGADAS DO \r\n
      BINGO. AS INTERVENÇÕES FORAM DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2019, CONSISTINDO EM UMA DAS ATIVIDADES DE PRÉ-\r\n
      REQUISITOS DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA \r\n
      DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. COM A EXPERIÊNCIA, CONTATOU-SE QUE O JOGO BINGO MATEMÁTICO \r\n
      PODE FAVORECER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TAIS CONTEÚDOS, POIS O RECURSO PERMITIU MELHOR \r\n
      ANALISAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS O QUE FAVORECEU PARA O TRABALHO E CONSEQUENTEMENTE A APRENDIZAGEM \r\n
      DOS CONTEÚDOS. TODAVIA, APESAR DOS RESULTADOS POSITIVOS ALCANÇADOS, DESTACAMOS QUE É INDISPENSÁVEL \r\n
      QUE OS ALUNOS BUSQUEM ALCANÇAR SUA APRENDIZAGEM E QUE TAMBÉM TENHAM UMA BOA BASE DE \r\n
      CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, ARITMÉTICA, PRÁTICA DE ENSINO, JOGOS, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID846_29062019162040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBEKA SABRYNA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "REBEKA FREITAS"
    "autor_email" => "rebekasabryna@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57018
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 250
    "inscrito_id" => 846
    "titulo" => """
      O ENSINO DE EQUAÇÕES DE PRIMEIRO GRAU E AS QUATRO \r\n
      OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA: \r\n
      POSSIBILIDADES COM O AUXÍLIO DO JOGO BINGO \r\n
      MATEMÁTICO
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE ENSINO DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE 1º ANO \r\n
      DO ENSINO MÉDIO DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO LOCALIZADAS NA CIDADE DE MONTEIRO – PB, UMA \r\n
      PERTENCENTE A REDE ESTADUAL E OUTRA A REDE FEDERAL. A PRÁTICA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A EFETIVIDADE DO \r\n
      JOGO BINGO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA, BEM COMO DAS \r\n
      EQUAÇÕES DE 1º GRAU. PARA ISSO, BUSCAMOS AO LONGO DO ESTUDO AVERIGUAR O DESEMPENHO MATEMÁTICO DOS \r\n
      ALUNOS COM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DE TAL CONCEITOS MATEMÁTICOS, EVIDENCIADA AO LONGO DAS JOGADAS DO \r\n
      BINGO. AS INTERVENÇÕES FORAM DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2019, CONSISTINDO EM UMA DAS ATIVIDADES DE PRÉ-\r\n
      REQUISITOS DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA \r\n
      DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. COM A EXPERIÊNCIA, CONTATOU-SE QUE O JOGO BINGO MATEMÁTICO \r\n
      PODE FAVORECER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TAIS CONTEÚDOS, POIS O RECURSO PERMITIU MELHOR \r\n
      ANALISAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS O QUE FAVORECEU PARA O TRABALHO E CONSEQUENTEMENTE A APRENDIZAGEM \r\n
      DOS CONTEÚDOS. TODAVIA, APESAR DOS RESULTADOS POSITIVOS ALCANÇADOS, DESTACAMOS QUE É INDISPENSÁVEL \r\n
      QUE OS ALUNOS BUSQUEM ALCANÇAR SUA APRENDIZAGEM E QUE TAMBÉM TENHAM UMA BOA BASE DE \r\n
      CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, ARITMÉTICA, PRÁTICA DE ENSINO, JOGOS, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID846_29062019162040.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBEKA SABRYNA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "REBEKA FREITAS"
    "autor_email" => "rebekasabryna@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA DE ENSINO DESENVOLVIDA COM ALUNOS DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO LOCALIZADAS NA CIDADE DE MONTEIRO – PB, UMA PERTENCENTE A REDE ESTADUAL E OUTRA A REDE FEDERAL. A PRÁTICA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A EFETIVIDADE DO JOGO BINGO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA, BEM COMO DAS EQUAÇÕES DE 1º GRAU. PARA ISSO, BUSCAMOS AO LONGO DO ESTUDO AVERIGUAR O DESEMPENHO MATEMÁTICO DOS ALUNOS COM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DE TAL CONCEITOS MATEMÁTICOS, EVIDENCIADA AO LONGO DAS JOGADAS DO BINGO. AS INTERVENÇÕES FORAM DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2019, CONSISTINDO EM UMA DAS ATIVIDADES DE PRÉ- REQUISITOS DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. COM A EXPERIÊNCIA, CONTATOU-SE QUE O JOGO BINGO MATEMÁTICO PODE FAVORECER NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TAIS CONTEÚDOS, POIS O RECURSO PERMITIU MELHOR ANALISAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS O QUE FAVORECEU PARA O TRABALHO E CONSEQUENTEMENTE A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. TODAVIA, APESAR DOS RESULTADOS POSITIVOS ALCANÇADOS, DESTACAMOS QUE É INDISPENSÁVEL QUE OS ALUNOS BUSQUEM ALCANÇAR SUA APRENDIZAGEM E QUE TAMBÉM TENHAM UMA BOA BASE DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.